Cultura
Salvador Sobral, teatro para bebés e tráfico de mulheres em novembro na Casa das Artes
O concerto de Salvador Sobral merece destaque na programação de novembro da Casa das Artes Famalicão. A par deste espetáculo, destaca-se o regresso do teatro para bebés e ainda o espetáculo documental a partir de relatos de mulheres traficadas, numa encenação de Manuel Tur.
A programação arranca, no dia 5, às 21h30, com a estreia de “Aldara Bizarro: Somos Nós”, um projeto de experimentação e criação artística na área de dança em cruzamento com vídeo em contexto escolar para alunos do 10º ano.
Trata-se de uma ação de criação artística de Aldara Bizarro que se insere no projeto Há Cultura | Cultura para Todos, promovido pelo Município e cofinanciado pelo Norte 2020, através do Fundo Social Europeu (FSE).
“Somos Nós”, é um projeto que se desenvolve com alunos do Agrupamento de Escolas D. Sancho I e com um grupo de profissionais de dança contemporânea, de vídeo e de música, que tem como objetivo apresentar a diversidade cultural que existe na escola, no sentido de alargar o conhecimento e de poder fruir da riqueza do que cada um traz de diferente.
A partir da prática e da transformação de danças tradicionais e da aplicação de ferramentas e técnicas utilizadas na criação de dança contemporânea, desenvolve-se um espetáculo em cocriação com os alunos, em que estes são simultaneamente bailarinos e criadores, que procura promover a harmonia e encantamento pela diversidade cultural.
No dia 6 de novembro, com sessões às 11h00 e às 15h00, no Pequeno Auditório, tem lugar “O Portal Encantado”, teatro para bebés dos 6 meses aos 4 anos, com direção de Creuza Borges.
O teatro para bebés regressa a 27 de novembro, também com sessões às 11h00 e 15h00, desta feita com “Capuchinho”, com encenação de Paulo Lage, coreografia de Elsa Madeira, interpretação de Cheila Lima, Duarte Melo e Sofia Loureiro.
Novembro conta também com Circo contemporâneo com a estreia de “Memória”, uma coprodução Instituto Nacional de Artes do Circo e Casa das Artes, para assistir nos dias 12 e 13 às 21h30, no Grande Auditório.
“Mulheres – Tráfico”, um espetáculo documental a partir de relatos de mulheres traficadas e com encenação de Manuel Tur, vai estar em cena nos dias 18 e 19 de novembro, às 21h30, no Grande Auditório. No dia 18, há sessão para escolas, às 15h00.
Após a peça haverá uma conversa com a participação do encenador e do elenco.
A música erudita regressa no dia 26 de novembro, às 21h30, no Grande Auditório, com o Concerto de Piano de Bruno Gomes.
Depois da peregrinação pela Suíça, à semelhança de um dos seus compositores favoritos, Bruno regressa a Casa e às suas origens familiares e musicais em Famalicão, para apresentar, ao piano, um programa eclético e abrangente, que contempla a execução de obras de L. V. Beethoven (Sonata º 31 op.110), Alexander Scriabin (Sonata nº 4 op.30) e de Nikolaï Kapustin (Estudos de Concerto op.40).
Por fim, Salvador Sobral apresenta o seu mais recente álbum de estúdio “bpm”, em Famalicão, no dia 27 de novembro. Este trabalho, lançado em maio, assinala a primeira vez que Salvador Sobral se aventura na edição de um disco composto inteiramente por originais de sua autoria, em parceria com Leo Aldrey, que assina também a produção do disco. “Sangue do meu sangue”, o primeiro single extraído de um conjunto de 14 canções inéditas, já roda nas rádios e nas plataformas digitais.
Referência ainda as sessões semanais de cinema do Cineclube de Joane, todas as quintas-feiras.
- Famalicãohá 3 dias
Igreja Cristã de Famalicão promove concerto de Natal na Casa das Artes
- Sociedadehá 6 horas
Câmara adia início das obras no Campo da Feira para janeiro e reduz taxas aos feirantes
- Famalicãohá 1 semana
Lions de Famalicão assinala Dia Mundial da Diabetes
- Famalicãohá 3 dias
PS promoveu magustos que mobilizaram “centenas de participantes”