Cultura
Associação Teatro Construção tem agora uma Escola de Música

A Associação Teatro Construção (ATC), de Joane, tem a partir de agora, uma escola de música que nasceu de um convite feito pela instituição ao maestro Samuel Santos. Desta feita, a direção da associação atinge um objetivo delineado há quatro anos, com a finalidade de homogeneizar a oferta cultural, até aqui “muito virada para o teatro”, como referiu a presidente da instituição, Ivânia Fernandes, na apresentação do projeto à imprensa.
Naquela organização joanense, o ensino da música está a funcionar para as crianças da creche e do jardim de infância, passando agora a ser lecionada a todas as idades.
O maestro Samuel Santos, responsável pela escola, sublinhou que o que se pretende, é que os alunos façam a sua aprendizagem, com base na motivação e sem imposições.
O currículo do aluno é feito de forma individual e, neste sentido, cabe-lhe a escolha do instrumento que quer aprender, podendo indicar igualmente o seu estilo musical. “Se o aluno quiser aprender música clássica ou ter um currículo idêntico ao do Conservatório, para de futuro se submeter a exame também pode fazê-lo”.
A “Escola de Música ATC by Samuel Santos” vai funcionar, de forma provisória na sede da ATC, uma vez que a breve trecho ocupará a Escola do Mato da Senra, cedida pela Junta de Freguesia à ATC, local onde irá nascer um Centro de Artes Musicais.
Disso deu conta António Oliveira, presidente da Junta de Joane, que se mostrou visivelmente satisfeito por a vila voltar a ter o ensino da música e de os alunos da freguesia não terem que se deslocar, para outros locais.
“A Junta está empenhada, com o apoio da Câmara Municipal, em criar as condições ideais para o ensino da música. Quando nos apresentaram esta ideia, pensamos logo nesta escola, como um Centro de Arte, uma vez que até então não havíamos encontrado o motivo para a sua alteração e integração. Contamos com um edifício central, bem localizado, que tem muito terreno para se desenvolver, com salas de instrumentos, salas de atuações e espaços multifacetadas”, disse o autarca.

- Famalicãohá 5 dias
PAN: Sandra Pimenta apresenta-se como candidata à Câmara convicta na sua eleição
- Famalicãohá 3 dias
Autárquicas: Joaquim Puga promete “concretizar sonhos adormecidos” em Riba d’Ave
- Famalicãohá 1 semana
COMUNICADO: Editave Multimédia repudia ausência de resposta das forças policiais em caso de agressão pública em Famalicão
- Famalicãohá 3 dias
CDU anuncia candidatos às vilas do concelho de Famalicão