Famalicão
Faleceu monsenhor Joaquim Fernandes. Tinha 105 anos
Famalicão perdeu uma das suas maiores personalidades do Século XX. Monsenhor Joaquim Fernandes faleceu esta terça-feira, aos 105 anos, completados no dia 6 de setembro último. O corpo está na Igreja de Mouquim, a partir das 17 horas desta terça-feira, e o funeral realiza-se, amanhã, quarta-feira, às 15h30.
O presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos já reagiu a este desaparecimento, na sua página de Facebook. “Com 105 anos de idade, faleceu o Monsenhor Joaquim Fernandes, uma figura incontornável de Vila Nova de Famalicão. Uma referência maior. Uma vida cheia. Em meu nome pessoal, deixo publicamente o meu profundo reconhecimento. Na qualidade de Presidente da Câmara, presto-lhe a mais sentida homenagem de toda uma comunidade”, escreveu o edil.
Joaquim Fernandes nasceu em 1916 na freguesia de Mouquim. Frequentou os Seminários de Braga, cujo curso concluiu em 1945. Foi ordenado a 8 de julho desse ano e a Missa Nova realizou-se uma semana depois.
A 6 de fevereiro de 1946 foi nomeado coadjutor da Igreja de Santo Adrião, em Famalicão, ascendendo a pároco e arcipreste do concelho oito anos depois. Foi vigário episcopal com D. Francisco Maria da Silva e, depois, com D. Eurico Nogueira. Foi nomeado cónego da Sé de Braga por D. Francisco Maria da Silva e, mais tarde, nomeado monsenhor pela Santa Sé.
Monsenhor Joaquim Fernandes deixa ainda um legado de obras em Famalicão, como sejam, o atual Centro Pastoral da cidade, a nova Igreja Matriz e a Creche-Mãe.
- Famalicãohá 11 horas
Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros
- Famalicãohá 1 semana
Jorge Paulo Oliveira questiona ministra sobre ampliação do Hospital de Famalicão
- Famalicãohá 3 dias
“Acácia do Jorge” foi derrubada. Câmara abre inquérito interno
- Culturahá 1 semana
Casa das Artes de Famalicão estreia “Quem Cuida do Jardim”