Cultura
Famalicão assinala aniversário de Camilo com inauguração do restauro da Quinta e Casa dos Caseiros
O Município de Famalicão vai assinalar, esta quarta-feira, 16 de março, o 197º aniversário de nascimento de Camilo Castelo Branco com a inauguração das obras de reconstrução da Quinta e Casa dos Caseiros da Casa de Camilo.
A intervenção, que completou a renovação e restauro do conjunto camiliano de S. Miguel de Seide onde o romancista viveu e escreveu boa parte das suas obras, entre 1863 e 1890, implicou um investimento de cerca de 320 mil euros e visou a remodelação, ampliação e arranjos exteriores da Casa de Camilo com o objetivo de lhe devolver a traça de outros tempos.
A Casa dos Caseiros terá duas valências essenciais: uma dedicada aos serviços educativos e outra composta por uma cozinha que possibilitará serviço de refeições com ementa camiliana. Haverá, ainda, um novo espaço constituído por um sequeiro e logradouro para o desenvolvimento de atividades pedagógicas.
A cerimónia de inauguração está agendada para as 14h30 e contará com as presenças do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, e da Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro.
Recorde-se que a empreitada está inserida na candidatura “Rota Camilo: Valorização da Casa-Museu e Cemitério da Lapa”, aprovada no âmbito do programa operacional Norte 2020, sendo cofinanciada através Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Refira-se que Camilo Castelo Branco residiu na casa de Seide cerca de 26 anos. Aqui chegou por amor, aqui escreveu, viveu com a família e aqui pôs termo à vida. Hoje a sua Casa Museu é considerada a mais emblemática memória viva do escritor.
- Famalicãohá 13 horas
Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros
- Famalicãohá 1 semana
Jorge Paulo Oliveira questiona ministra sobre ampliação do Hospital de Famalicão
- Famalicãohá 3 dias
“Acácia do Jorge” foi derrubada. Câmara abre inquérito interno
- Culturahá 1 semana
Casa das Artes de Famalicão estreia “Quem Cuida do Jardim”