Siga-nos nas redes

Cultura

Casa das Artes: Pedro Abrunhosa e “Bela e o Monstro” são destaques em junho

Publicado

em

Pedro Abrunhosa e Comité Caviar é o grande atrativo do programa do 21º Aniversário da Casa das Artes de Famalicão, que se comemora neste mês de junho. Para as crianças e famílias, a proposta é o espetáculo “Bela e o Monstro”, da Jangada Teatro. 

Assim, no dia 1 de junho, dia do aniversário e Dia Mundial da Criança, às 10h00 e 15h00, realiza-se o espetáculo “Bela e o Monstro”, no Grande Auditório. Nesta peça, a companhia Jangada Teatro, com dramaturgia de Filipe Gouveia e encenação de Xico Alves, oferece uma encenação cheia de cor e magia, numa história encantadora e envolvente, que promete agarrar miúdos e graúdos numa viagem que pretende reforçar os valores da família, da amizade, e da experiência do afeto.

Para os dias 3 e 4 de junho, às 21h30, o Grande Auditório está reservado para o esperado regresso de Pedro Abrunhosa ao palco da Casa das Artes, espaço que muito bem conhece. Acompanhado pelos Comité Caviar, aguarda-se um Pedro Abrunhosa sempre igual a si, num espetáculo que levantará a plateia e que a fará vibrar à semelhança dos concertos que já realizou neste palco famalicense.

No dia 5, às 11h30, realiza-se o “Música para Famílias 2022”, 5.º Ciclo de Concertos Promenade, com “Música para cena e dança”, pela ESPROARTE – Escola Profissional de Arte de Mirandela, sob a direção do maestro Gustavo Delgado.

Adotando o formato dos Concertos Promenade, de maio a dezembro, aos domingos de manhã, a grande música, tocada pelas Orquestras das Escolas Profissionais, e explicada com interação multimédia, será usufruída por todas as idades num ambiente descontraído e de grande qualidade artística.

Nos dias 9, 10 e 11, às 21h30, acontece a estreia da peça “Aberto 24 Horas”, uma Coprodução do Ensemble-Sociedade de Actores com a Casa das Artes de Famalicão. O texto é de Jacinto Lucas Pires e a encenação de Jorge Pinto.

No dia 9 de junho, às 21h30, o café concerto acolhe mais uma edição “Fado no Café da Casa”, uma coprodução da Casa das Artes de Famalicão e a ACAFADO – Associação Cultural & Artística Famalicão Fado. Atuarão os fadistas Joana Silva e Miguel Xavier, em duas partes, acompanhados por João Martins (Guitarra Portuguesa), João Araújo (Viola de Fado) e Filipe Fernandes (Viola baixo).

No dia 15, às 21h30, o Grande Auditório acolhe “Pela Mão da Música”, com Sara Braga Simões, soprano e Helena Marinho, piano. Este projeto nasceu de um desafio lançado pela AVA Musical Editions a Sara Braga Simões e Helena Marinho: apresentar em concerto uma série de obras de compositores portugueses que nunca tinham estado disponíveis em versão impressa, e que a AVA Editions, com o apoio da Direção-Geral das Artes, publicou recentemente.

A 17 e 18 de junho, às 21h30, realiza-se no Pequeno Auditório o “Folefest”. Os concertos Folefest, no âmbito do programa “Garantir Cultura”, têm como principal objetivo promover e divulgar o acordeão de concerto, criando um público e uma consequente fidelização a um instrumento que, nos últimos anos, tem conquistado as salas de concertos em Portugal.

Nos dias 24 e 25, às 21h30, sobe ao palco do Grande Auditório “Chamar a Música” – Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em que a ArtEduca irá apresentar canções portuguesas que marcaram décadas de gerações e que ainda nos servem de exemplo patrimonial.

De 28 de junho a 3 de julho, sempre às 21h30, realiza-se o “àmostra – circo contemporâneo”, uma coprodução do Instituto Nacional de Artes do Circo e da Casa das Artes. São 6 dias amostra, numa presentação do primeiro trabalho profissional dos alunos finalistas do INAC.

Na programação cinematográfica, com o Cineclube de Joane, o Cinema no Pequeno Auditório, com sessões às 21h45, tem programado: dia 2, O PODER DO CÃO de Jane Campion; dia 9, DRIVE MY CAR de Ryûsuke Hamaguchi; dia 16, 28 ½ de Adriano Mendes (sessão Traz Outro Amigo Também); e dia 23, ACIDENTE de Joseph Losey (Já Não Há Cinéfilos?!, Losey, o exilado).

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos