Famalicão
Ribeirão está em festa para celebrar 36 anos de vila
Quase a celebrar 36 anos, o que acontece no próximo domingo, dia 3 de julho a vila de Ribeirão vive, por estes dias, festa rija para celebrar mais um aniversário.
Na verdade, depois de dois anos de restrições por causa da pandemia de Covid 19, as iniciativas duplicam-se durante vários dias, desde a música, teatro, desporto, exposições e circo.
No domingo a sede da Junta de Freguesia recebe a sessão solene, pelas 15h00 e, mais tarde, pelas 17h15, são cantados os parabéns à vila, nas piscinas de Ribeirão.
Falar de indústria e empresas com dimensão nacional e internacional é falar de Ribeirão. A poucos dias do 36º aniversário de elevação a vila, é importante recordar as linhas que fazem a história de Ribeirão e as alterações que sofreu até aos dias de hoje.
No que diz respeito à história, Ribeirão aparece pela primeira vez documentada em 1097, com o nome de “Sancti Mammetis de Ribolo Arian”.
O rio Veirão, que atravessa a vila, nasce nas Pedras Negras em Vilarinho das Cambas e desagua no Ave e esta divisão territorial perdura na memória dos tempos através das expressões “Aquém Rio” e “Além Rio”.
Tal como Fradelos e Vilarinho das Cambas, Ribeirão manteve no passado importantes laços de ruralidade, mas foi na sua ligação às indústrias de Lousado e Trofa que se desenvolveu de forma acentuada com uma população que aliava à pequena agricultura de minifúndio com trabalho nas empresas.
Falar da história recente de Ribeirão é relembrar o progresso que a partir das décadas de 60 e 70 se deu nesta freguesia que de uma terra de agricultores e pequenos industriais de têxteis, confeções e metalurgia se foi transformando num importante polo industrial, que emprega milhares de pessoas. Foi este dinamismo que impulsionou o crescimento demográfico e económico que permitiu a criação de condições para a sua elevação à categoria de vila a 3 de julho de 1986.
Atualmente, a vila de Ribeirão, localizada no extremo sul do concelho, conta com 10,91 km² de área e cerca de 10 mil habitantes e posiciona-se como uma terra de grande importância no concelho de Famalicão pelo seu constante desenvolvimento a nível habitacional, empresarial e escolar.
- Culturahá 1 semana
Casa das Artes de Famalicão estreia “Quem Cuida do Jardim”
- Economiahá 2 dias
Rádios já conseguem medir audiências reais em FM
- Famalicãohá 1 semana
3,7 milhões de luzes LED que vão iluminar Famalicão neste Natal
- Famalicãohá 2 dias
Governo apoia agricultores de Famalicão afetados pelos incêndios de setembro