Famalicão
Joane celebra 36º aniversário de elevação a vila
No próximo domingo, dia 3 de julho, Joane festeja o 36º aniversário de elevação a vila.
Já sem restrições, no passado causadas pela pandemia de Covid 19, as festas deste ano decorrem em pleno, durante três dias (1, 2 e 3 de julho) no Parque da Ribeira e inclui diversas atividades, nomeadamente música, comédia, jogos tradicionais, teatro, gastronomia e desporto. A Mostra Associativa também está incluída nas celebrações dos 36 anos da vila de Joane.
Para domingo, dia de aniversário, está marcada a sessão solene, pelas 10h00, e o corte e distribuição do bolo, que vai decorrer no Largo 3 de Julho.
A vila de Joane tem referência muito antigas, que provam a riqueza histórica e a importância desta vila, situada no extremo Este do concelho e que faz fronteira com o concelho vizinho de Guimarães.
A vila de Joane está, de momento, muito desenvolvida do ponto de vista económico e social e, por esse motivo, pode ser considerada de grande importância para o concelho de Famalicão. É, aliás, um grande foco de desenvolvimento e um importante ponto de passagem.
Mas vamos à história. As referências à atual vila de Joane são antigas, nomeadamente ao ano de 1065. De proveniência latina, o topónimo Joannem está associado e, historicamente relacionado, a um primitivo possuidor da vila do mesmo nome, existindo ainda a casa-sede e o local (aldeia de Joane), o qual se considera ter sido um dos mais respeitáveis proprietários do período românico. Joane indicará, por isso, uma antiga unidade agrária dimensionada pelos romanos, atribuindo-se a estes a organização da primitiva agricultura da Península Ibérica.
Atualmente, das atividades económicas desenvolvidas, a indústria é, sem dúvida, a dominante seguindo-se o setor dos serviços que se tem implantado e desenvolvido na vila. Assim, Joane, assume-se como um polo de desenvolvimento em plena expansão. Por esse motivo, pode ser considerado como um dos centros mais desenvolvidos do concelho de Famalicão.
Foi precisamente no dia 3 de julho de 1986 que Joane foi elevado à categoria de vila. Com um território na ordem dos 7,25 km² e com cerca de 8 mil habitantes, Joane, que dista 11 quilómetros da cidade de Famalicão, prima pelas boas acessibilidades e representa um importante ponto de passagem de tráfego rodoviário nomeadamente através da via Inter-Municipal que liga a vila a Vizela em poucos minutos.
- Cultura4 dias ago
Mário Cesariny Encontros regressam a 22 e 23 de novembro com Mário Laginha e Pedro Lamares
- Famalicão1 dia ago
CDU de Famalicão lamenta afastamento da ACIF na organização da animação natalícia
- Cultura1 semana ago
Cineclube exibe “Terra Queimada” na Casa das Artes
- Famalicão3 dias ago
Jorge Paulo Oliveira leva criação das instâncias centrais no Tribunal de Famalicão ao Parlamento