Famalicão
Casa de Santiago e Aqueduto de Castelões classificados como monumento de interesse público

A Casa da Quinta de Santiago e o respetivo aqueduto, na freguesia de Castelões, foram classificados como monumento de interesse público, segundo portaria publicada esta quinta-feira, dia 7 de julho, em Diário da República.
Assinada pela secretária de Estado da Cultura, Isabel Alexandra Rodrigues Cordeiro, a portaria refere que a Casa da Quinta de Santiago, de fundação medieval, está referenciada desde o início de Quinhentos, tendo permanecido na posse da mesma família até meados do século XX.
O edifício atual configura um solar barroco, sendo o conjunto arquitetónico completado por um aqueduto situado num pequeno vale entre os lugares de Santiago e da Bouça, e pertença da Casa de Santiago.
“Presumivelmente erguido no século XVIII, é de feição muito semelhante ao aqueduto de Vila do Conde, constituindo um testemunho raro deste tipo de obras. Embora na atualidade alguns arcos se encontrem tapados, e a caleira que conduz a água do tanque de recolha tenha sido parcialmente destruída pelas obras da autoestrada Famalicão-Guimarães, o resto da estrutura conserva-se intacto”, lê-se ainda na portaria.
A sua construção teve como objetivo a condução de água de duas linhas para a casa e terras da Quinta de São Tiago.
O aqueduto é constituído por 17 arcos de volta perfeita, de traçado irregular, e seu estado de conservação é “razoável”, mas necessita de limpeza da vegetação existente, de forma a não deteriorar a pedra.

- Famalicãohá 4 dias
Autárquicas candidatura do PS continua a apresentar propostas nas freguesias
- Famalicãohá 1 semana
Terminal: Medway encontra alternativa e já não vai construir sobre a ecopista de Lousado
- Famalicãohá 4 dias
Autárquicas: Coligação PSD/CDS apresenta candidatura de Carlos Carvalho a Gondifelos
- Famalicãohá 1 semana
Agrupamento de Escolas Camilo vence concurso nacional “Eu Sou Europeu”