Cultura
Famalicão lança catálogo da exposição “JORGE. Desenhos do Meu Filho”
A exposição “JORGE. Desenhos do Meu Filho”, constituída por 80 desenhos pertencentes à coleção artística de Jorge, filho de Camilo Castelo Branco e Ana Plácido, e patente, atualmente, no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, deu origem a um catálogo com o mesmo nome.
A obra, que agrega a investigação em torno desta exposição, será apresentada esta sexta-feira, dia 24 de janeiro, pelas 17h30, precisamente no Centro de Estudos Camilianos, com uma visita guiada à exposição e a realização de uma mesa redonda subordinada ao tema “Por detrás da exposição JORGE. Desenhos do Meu Filho: Descobertas e Metodologias de Investigação”, com a presença do coordenador científico do Centro de Estudos Camilianos, Sérgio Guimarães Sousa, e da curadora da exposição, Stephanie Gil Franco.
Recorde-se que esta mostra comemorativa do Bicentenário do Nascimento de Camilo Castelo Branco, é constituída por trabalhos artísticos pertencentes à coleção de 300 desenhos criados por Jorge Castelo Branco. Os desenhos, exibidos pela primeira vez, revelam o seu imaginário e transporta o visitante para o quotidiano familiar e para o viver oitocentista da família de Camilo Castelo Branco. A exposição tem entrada livre e pode ser visitada até dia 31 de agosto de 2025, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h00, na sala de exposições do Centro de Estudos Camilianos, localizada na freguesia famalicense de Seide S. Miguel.
Entretanto, no final deste mês será apresentado, igualmente no âmbito das comemorações do Bicentenário de Nascimento de Camilo, o nº 15 da coleção Estudos Camilianos, intitulado “Revisões do Trágico em Camilo Castelo Branco”, que inclui um conjunto de estudos assinados por reconhecidos camilianistas e jovens académicos. A apresentação acontece a 31 de janeiro, pelas 17h30, na Casa-Museu de Camilo.
- Famalicãohá 5 dias
Famalicão passa a ter 39 freguesias
- Famalicãohá 5 dias
Câmara de Famalicão lança concurso de 1,5 milhões para reabilitar bairro social em Fradelos
- Culturahá 4 dias
Cineclube exibe “a História de Trump” na Casa das Artes de Famalicão
- Economiahá 4 dias
“É necessário canalizar mais dinheiro para o poder local para descentralizar competências”