Siga o OP nas redes

Cultura

Câmara investe 1,6 milhões de euros na remodelação da Biblioteca Municipal

Publicado

em

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco de Famalicão vai ganhar novos espaços, com a criação de uma sala para audiovisuais, uma sala de leitura informal para estudo de grupos, uma nova área para albergar o espólio de Eduardo Prado Coelho e a ampliação da sala de leitura e outros serviços.

As obras de ampliação serão realizadas através da construção de um prolongamento do edifício em pleno Parque de Sinçães, em direção à Casa das Artes, com ligações para circulação em vidro tratado do ponto de vista acústico e térmico.

Para além das obras de ampliação, todo o edifício, que conta quase com 30 anos de existência, será remodelado, modernizado e adaptado às novas exigências tecnológicas.

A obra que deverá arrancar em maio deste ano foi adjudicada à empresa Costeira – Engenharia e Construção SA por 1,6 milhões de euros e um prazo de execução de um ano. A proposta para a adjudicação da obra foi aprovada esta quinta-feira, em reunião do executivo municipal.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, trata-se de uma obra de “grande relevo para o concelho, que trará melhores condições de comodidade ao espaço, mas também novas tecnologias para os seus utilizadores”.

“A revolução digital e a expansão da designada sociedade do conhecimento, veio alterar o conceito atual das bibliotecas públicas, atribuindo-lhes novas funções e utilidades, o que por um lado justifica a necessidade destas obras”, salientou Paulo Cunha. Porém, para o responsável, a necessidade mais urgente tem a ver com o estado de degradação do edifício que apresenta infiltrações e fissuras em diversos locais, sendo por isso necessário proceder à sua reabilitação”, explicou lembrando que “em quase 30 anos, o edifício nunca beneficiou de melhoramentos”.

Refira-se que a autoria do projeto de remodelação pertence ao arquiteto João Eduardo Marta, o mesmo que assinou o projeto de construção do edifício, em 1988.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES

anuncie neste espaço > ligue +351252308147