Cultura
Rancho da Casa do Povo de Calendário lança livro sobre folclore famalicense
O auditório da Escola Secundária D. Sancho I foi o local escolhido pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Calendário para, na passada sexta-feira, dia 4 de fevereiro, fazer a apresentação pública do livro que comemora os seus 40 anos de existência.
A diretora do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Maria Helena Pereira, fez a apreciação da obra e afirmou que “este livro representa o empenho e a dedicação de um grupo de pessoas orgulhosas da cultura e das tradições da sua terra, que se recusa a desistir do seu passado e do seu projeto cultural”.
Com uma “escrita simples, clara, suave e eloquente”, é possível conhecer com detalhe vários aspetos do folclore, que constitui uma “conjugação de várias formas de arte — dança, música, poesia, até teatro”, afirmou ainda Maria Helena pereira, que deixou a garantia de que “a escola continuará a apoiar este grupo e a incentivar a divulgação da sua arte, na certeza de que a educação tem de valorizar estas áreas e promover a sua preservação”.
A obra, da autoria de César Pereira, José Olmos Fernandes e Conceição Fernandes, abrange cinco aspetos: as origens do grupo, a história da freguesia de Calendário, as características dos trajes do rancho, a temática do seu repertório musical e a descrição minuciosa das suas coreografias.
Quem desejar adquirir o livro, pode fazer o seu pedido através do email: ranchofolcpcalendario@hotmail.com. As receitas obtidas revertem integralmente para o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Calendário.
- Culturahá 1 semana
Casa das Artes de Famalicão estreia “Quem Cuida do Jardim”
- Economiahá 2 dias
Rádios já conseguem medir audiências reais em FM
- Famalicãohá 1 semana
3,7 milhões de luzes LED que vão iluminar Famalicão neste Natal
- Famalicãohá 2 dias
Governo apoia agricultores de Famalicão afetados pelos incêndios de setembro