Siga o OP nas redes

Cultura

Rede de Museus de Famalicão participa em conferência internacional

Publicado

em

A Rede de Museus de Famalicão vai estar representada na conferência digital “Museus e Responsabilidade Social – Participação, Redes e Parcerias” que vai decorrer nos dias 23 e 24 de março. A iniciativa é organizada pelo Ministério da Cultura, através da Direção-Geral do Património Cultural, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

A Rede de Museus de Famalicão foi convidada a participar na mesa-redonda “Redes de Museus em Portugal à escala nacional e territorial: experiências e perspetivas”, que se realiza no dia 23, pelas 16h30. A mesa-redonda será moderada por Isabel Fernandes e conta com a participação de Rita Jerónimo (Direção-Geral do Património Cultural), Mariana Jacob Teixeira (Rede de Museus de de Famalicão) e Margarida Moleiro (Rede de Museus do Médio Tejo).

Em comunicado, a Câmara de Famalicão salienta que esta participação “é reflexo da notoriedade nacional que o Município tem alcançado no âmbito do seu panorama museológico local através de um importante investimento em programas de capacitação dos seus profissionais, processos de credenciação dos museus, apoio técnico e financeiro, criação de protocolos de cooperação com organismos vocacionados para a investigação e na articulação, estabelecimento de parcerias e de programação de projetos em rede”.

A participação é gratuita e aberta a todos os cidadãos, mediante inscrição prévia, até ao dia 12 de março através do seguinte formulário https://bit.ly/3rGodwF. A conferência é bilingue, português/inglês, com tradução simultânea.

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, preside à cerimónia de abertura, que contará também com a participação do Diretor-geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça.

“Museus e responsabilidade social: preparar o futuro pós-pandemia – tendências e desafios” é o tema da palestra inaugural, a proferir por François Mairesse, investigador e professor de Museologia na Universidade de Paris 3 – Sorbonne (França). A sessão de encerramento, dia 24 às 12h30, será presidida pela secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES

anuncie neste espaço > ligue +351252308147