Siga-nos nas redes

Cultura

Academia Alçapão nasce em Requião para promover a cultura e as artes

Publicado

em

Há um novo projeto cultural a nascer na freguesia de Requião. O Alçapão – Academia de Teatro, Educação e Cultura foi apresentado oficialmente, no passado sábado, no decorrer de um sarau cultural realizado nas instalações do 1º de Maio, onde o novo grupo está sediado.

Aliás, o Alçapão resulta precisamente do ressurgimento de um outro projeto cultural que o 1º de Maio já tinha desenvolvido há cerca de 30 anos. “Fomos buscar um pouco a ideia do passado, agora com um know-how completamente diferente, porque vamos aproveitar esta experiência de vida e este caminho de crescimento que fizemos ao longo dos últimos anos”, refere José Lopes, presidente da direção do grupo.

O projeto reúne pessoas de várias idades, algumas delas com formação académica em teatro e música. Precisamente, o teatro é, para já, a atividade principal da academia que, contudo, quer alarga-la à música, à dança e outras artes performativas.

No sarau cultural de apresentação do Alçapão marcaram presença os vereadores da Educação e da Cultura, Augusto Lima e Pedro Oliveira, respetivamente, que, desta forma, quiseram manifestar o apoio da autarquia ao projeto.  “Foi uma agradável surpresa”, disse Pedro Oliveira, congratulando-se com o “nascimento de mais um projeto artístico e cultural no território, que fica ao dispor dos famalicenses e daqueles que nos quiserem visitar”.

Entretanto, o Alçapão tem já um programa de atividades delineado para este ano, que inclui espetáculos para a comunidade e formação. No imediato, o grupo vai replicar o sarau cultural realizado no passado sábado, que englobou momentos de teatro, música e canto. Ainda neste mês de março vão arrancar as “Conversas de Alçapão”, uma espécie de tertúlias com convidados de várias áreas.

Para finais de maio, o grupo conta já apresentar a sua primeira peça de teatro, que irá estrear no Multiusos de Requião.

Depois, ao longo do ano, José Lopes avança que está previsto a realização das Caminhadas Culturais, “associando a parte desportiva á cultura, com o objetivo de descobrir locais e monumentos do concelho”, bem como noites temáticas de poesia e de pintura.   De resto, o Alçapão está aberto à entrada de novos membros e, nesse sentido, vai promover também workshops de formação “para abrir a participação à comunidade”

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES