Cultura
“Poética da Palavra” traz mês de teatro à Casa das Artes
A partir desta sexta-feira, 17 de março, e até 15 abril, a Casa das Artes de Famalicão apresenta o 5º Capítulo da Poética da Palavra, os Encontros de Teatro que constituem um dos seus principais momentos programáticos anuais. Em, praticamente, um mês de intensa programação, o público pode desfrutar de um total de 9 espetáculos – dos quais 7 são coproduções e 2 em estreia – além das conversas que lhes sucedem e das mesas redondas que colocarão em discussão temáticas centrais da vida em teatro.
Os encontros de teatro iniciam com “Lear” de William Shakespeare, nos dias 17 e 18 de março, às 21h30, numa coprodução da Casa das Artes de Famalicão com Teatro da Didascália, Teatro do Bolhão e Teatro Nacional D. Maria II.
Ainda a 18 de março, às 17h30, é exibido o filme “Rei Édipo” realizado por Pier Paolo Pasolini. Para quem possa estranhar um filme programado nos Encontros de Teatro, refira-se que “Rei Édipo” é uma peça do teatro clássico, da autoria de Sófocles e que no caso se torna cinema pela mão de Pasolini, também ele um dramaturgo de referência.
A 24 março, às 21h30, é apresentado “Um Rufia nas Escadas”, com encenação de Miguel Loureiro e texto de Joe Orton. Uma coprodução da Casa das Artes de Famalicão com DOIS (Ninguém Associação Cultural), São Luíz Teatro Municipal, Teatro Aveirense, Theatro Circo Braga e Teatro de Almada.
Nos dias 25 e 26 março, às 21h30 e às 17h30, respetivamente, estreia “A Acusação da Malvada Cândida às Flores”, uma ideia original e interpretação de Maria Quintelas, com texto e encenação de Pedro Fiuza. Uma coprodução da Casa das Artes de Famalicão com o Theatro Circo Braga.
Ainda a 25 março, às 23h00, é apresentado “Palavras Sintonizadas”, o espetáculo que cruza poesia e música, com Sandra Escudeiro e Alberto Teixeira.
No Dia Mundial do Teatro, dia 27 março, às 21h30, estreia “A Apologia de Sócrates” de Platão, numa coprodução da Casa das Artes de Famalicão com a ACE Escola de Artes de Famalicão.
A 31 março e 1 abril, às 21h30, é apresentado “Ela Lobo”, com encenação de Maria João Luís e texto de Ana Lázaro. Uma coprodução da Casa das Artes de Famalicão com Teatro da Terra – Teatro Municipal de Bragança e o Centro Cultural Raiano.
Nos dias 4 e 5 de abril, com sessões às 18h00 e 21h30, são apresentadas as encenações do “Baú dos Segredos”, o atelier de teatro da Casa das Artes de Famalicão para jovens dos 8 aos 18 anos, sob a responsabilidade de Ana Regueiras, Luísa Alves e Marta João (encenação).
A 14 e 15 abril, às 21h30, sobe a palco “Que Não Se Fale dos Velhos Tempos”, com encenação de João Cardoso e dramaturgia de Pedro Galiza. Uma coprodução da Casa das Artes de Famalicão com Grua Crua.
No fim de cada noite de apresentação, o público terá uma conversa com os atores que protagonizam cada projeto teatral, no sentido de poder conhecer o trabalho sobre o texto, a palavra e a sua relação com o corpo e o processo de construção de cada personagem.
- Famalicãohá 2 dias
Famalicão volta a ser distinguido com a Bandeira Verde ECOXXI
- Famalicãohá 1 semana
Nova esquadra da PSP vai permitir “polícias mais motivados e aumento da segurança”
- Culturahá 1 semana
Festival BINNAR traz várias formas de artes a Famalicão
- Desportohá 2 dias
Badminton: irmãs Gonçalves revalidam o título de Campeãs Nacionais