Cultura
“Eu Sou Lorca” sobe ao palco do Teatro Narciso Ferreira esta quarta-feira
No Dia Mundial do Teatro, que se assinala esta quarta-feira, 27 de março, às 21h30, estreia no Teatro Narciso Ferreira, em Riba d’Ave, a nova criação da jovem companhia Momento – Artistas Independentes. “Eu Sou Lorca” parte do texto “Assim que Passarem Cinco Anos”, do poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca, para pensar sobre o que é ser artista durante um regime ditatorial e sobre a liberdade nas artes contemporâneas.
Apesar de não existir um registo oficial sobre a morte de Federico García Lorca, a versão que parece reunir consenso é a de que este terá sido fuzilado de costas (simbolizando macabramente a sua homossexualidade), nos primeiros anos da ditadura franquista. Revolucionário e defensor dos direitos de minorias étnicas, como os ciganos, Federico García Lorca morreu sem deixar descendência e, em “Eu Sou Lorca” , a Momento – Artistas Independentes romantiza o momento final em que o jovem poeta se encontra num limbo espelhado, visualizando inúmeras portas, como se cada uma fosse, por si só, um “e se…”
Com este projeto, a companhia quer trabalhar temas como “a liberdade individual”, “a homossexualidade em tempos de ditadura” e “a criação artística em tempos de liberdade”, no ano em que se assinala o 50º aniversário do 25 de Abril de 1974, em Portugal.
A acompanhar a estreia, é dinamizada no mesmo dia, às 18h00, uma mesa-redonda sobre Liberdade e Criação Artística, e uma conversa com o público após o espetáculo.
- Famalicão1 semana ago
Jorge Paulo Oliveira questiona ministra sobre ampliação do Hospital de Famalicão
- Famalicão2 dias ago
“Acácia do Jorge” foi derrubada. Câmara abre inquérito interno
- Cultura1 semana ago
Casa das Artes de Famalicão estreia “Quem Cuida do Jardim”
- Economia2 dias ago
Rádios já conseguem medir audiências reais em FM