Cultura
Abertas candidatura para nova edição da Jovem Orquestra de Famalicão
Estão abertas as candidaturas para a quarta edição da Jovem Orquestra de Famalicão (JOF). Em 2022, este estágio de orquestra sinfónica de curta duração promovido pela Câmara Municipal de Famalicão vai decorrer de 29 de agosto a 3 de setembro e tem disponíveis 87 vagas para jovens instrumentistas de corda, sopro e percussão.
Este ano, a iniciativa volta a contar com a direção artística do maestro José Eduardo Gomes.
As inscrições decorrem até ao dia 15 de maio e destinam-se a jovens instrumentistas oriundos do concelho e/ou com formação pré-universitária em Famalicão. Os interessados, que podem receber um prémio de participação até 550 euros, devem efetuar a sua candidatura no site do município, onde poderão também encontrar o regulamento da JOF.
O número de vagas subiu este ano de 79 para 87, sendo distribuídas pelos instrumentos de cordas (26 violinos; 10 violas; 8 violoncelos; 6 contrabaixos); sopro (4 flautas; 4 oboés; 4 clarinetes; 3 fagotes; 7 trompas; 4 trompetes; 2 trombones tenor; 1 trombone baixo, 1 tuba e 1 harpa) e 6 instrumentos de percussão.
O estágio irá integrar ensaios de orquestra na Casa das Artes de Famalicão e ainda dois concertos no espaço cultural famalicense nos dias 2 e 3 de setembro.
Refira-se que a JOF conta também com a colaboração de um Conselho Consultivo constituído por representantes das direções das instituições de ensino artístico especializado e de ensino profissional de música do concelho: CCM – Centro de Cultura Musical, ArtEduca – Conservatório de Música de Famalicão e ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave.
Nas últimas edições muitas das candidaturas chegaram mesmo de fora de Portugal, com a presença de jovens artistas de conceituadas instituições de Ensino Superior europeias.
- Famalicãohá 7 dias
Famalicão entre os municípios do país com maior eficiência financeira
- Famalicãohá 2 dias
Famalicão volta a ser distinguido com a Bandeira Verde ECOXXI
- Famalicãohá 1 semana
Nova esquadra da PSP vai permitir “polícias mais motivados e aumento da segurança”
- Culturahá 7 dias
Festival BINNAR traz várias formas de artes a Famalicão