Siga-nos nas redes

Cultura

Ymotion lança 10ª edição com novidades para os mais jovens

Publicado

em

O Ymotion- Festival de Cinema Jovem de Famalicão celebra a sua 10ª edição com o compromisso redobrado com os cineastas mais jovens e com novidades, sendo uma delas é a criação do prémio “Cineasta do Futuro”a atribuir a entusiastas entre os 12 e os 14 anos. Outra novidade é a “encomenda” de um documentário sobre o festival a jovens das escolas de audiovisual da região.

A propósito deste desafio lançado às escolas, Rui Pedro Tendinha, comissário do Ymotion, diz que a organização já há muito tinha a intenção de “haver um filme especial, que não estivesse  em competição, mas que fosse feito sobre a égide e por coprodução do festival”. “E cá está, vamos ter um retrato do próprio festival por alguém de fora”, acrescenta.

A décima edição do festival foi apresentada na Casa da Juventude com a presença dos atores Isabela Valadeiro, Carla Chambel, João Amaral e Lucas Dutra e dos jornalistas e críticos de cinema Rui Pedro Tendinha e Tiago Alves.

Precisamente, Isabel Valadeiro é, este ano, a madrinha do Ymotion, um festival que considera “essencial” porque “prima pela juventude e pelo investimento no cinema jovem, neste caso, nas curtas-metragens”. Nesse sentido, a atriz espera que o certame nunca esmoreça, pois “serve para os jovens se sentirem sustentados e apoiados”.  

Outra iniciativa regular do Ymotion é a dinamização de um ciclo formativo, que este ano decorrerá entre 13 e 18 de maio, composto por seis workshops especializados nas diversas áreas do cinema e que contará com formadores como Rui Reininho, Jorge Quintela ou Laura Gonçalves.

O comissário do festival apela à participação dos jovens nestes workshops que, diz Rui Pedro tendinha, “são uma oportunidade para poderem estar com grandes nomes da música, do documentário da animação… por exemplo, Rui Reininho vem falar de banda sonoras e isso é importante, sobretudo para quem quer fazer a ponte entre o cinema e a música”. 

A chamada para a submissão das curtas-metragens está aberta entre 11 de maio e 15 de outubro e poderão concorrer todos os jovens, que têm entre 12 e 35 anos.

O Ymotion é promovido pelo Município de Famalicão e é já reconhecido como a capital do cinema jovem português. A vereadora da Juventude, Luísa Azevedo, congratula-se com o crescimento do certame ao longo destes 10 anos. “Para mim, foi um orgulho e uma honra pertencer a esta equipa da Câmara Municipal e dar continuidade aquilo que estava já no terreno e tinha sido muito bem construído”, afirmou, garantindo que o festival está de “pedra e cal” em Famalicão.

Para além da apresentação do Ymotion’24, a sessão do passado sábado ficou ainda marcada pela inauguração da mostra cinematográfica escolar “Juventude em Foco”, com curtas metragens e projetos premiados nas últimas edições do festival, realizadas por estudantes de Multimédia da Escola Padre Benjamim Salgado, de Joane, e do curso de Audiovisual da Escola Camilo Castelo Branco.

Foi ainda exibido o Making Of do filme “Revolução (Sem) Sangue”, com a presença do realizador Rui Sousa e de parte do elenco do filme.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

Subscrever grátis

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Mais vistos