Siga-nos nas redes

Cultura

Cinema do Close UP regressa à Casa das Artes

Publicado

em

Esta sexta-feira e sábado, 10 e 11 de maio, na Casa das Artes de Famalicão, encerra-se a 8ª edição do Close Up – Observatório de Cinema de Famalicão  Sob o mote Infância e Juventude, chegam o aclamado “Close”, de Lukas Dhont, e uma das obras maiores de Satyajit Ray e da sua trilogia de Apu: “O Invicto”.  

“Cluse” é apresentado pela crítica de cinema e jornalista Susana Bessa, no dia 10, às 21h30. Trata-se de um drama sobre a adolescência assinado pelo belga Lukas Dhont, vencedor do Grande Prémio do Júri do Festival de Cinema de Cannes 2022. Léo e Rémi têm 13 anos e são inseparáveis. Depois de um verão de inúmeras aventuras e partilhas, os dois ficam radiantes por terem sido colocados na mesma turma. Mas a sua proximidade é mal interpretada pelos colegas de escola, que os começam a atormentar com insinuações maliciosas sobre serem namorados. Para evitar ser ostracizado, Léo decide afastar-se. Até que, um dia, Rémi desaparece.

Já “O invicto” é exibido no dia 11, também às 21h30, e será comentado por Teresa Garcia, realizadora e diretora da associação Os Filhos de Lumière.  Um comboio atravessa uma ponte sobre o rio. E logo estamos na cidade sagrada de Benares, nas margens do Ganges, onde Apu e os pais recomeçam a vida da família. Apu tem 10 anos e é um aluno curioso e brilhante. Mas o infortúnio obriga a que regresse com a mãe à aldeia natal. Apu ganha uma bolsa para estudar em Calcutá, o que vai obrigá-lo a separar-se da mãe. Neste segundo episódio da “trilogia de Apu” de Satyajit Ray, uma belíssima relação mãe/filho está no centro do filme.

O Panda do Kung Fu 4 é a sessão para famílias na tarde do dia 11.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

Subscrever grátis

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Mais vistos