Siga-nos nas redes

Cultura

Famalicão celebra Dia Internacional dos Museus este fim de semana 

Publicado

em

O manuscrito do romance “Os Brilhantes do Brasileiro”, escrito em 1869 por Camilo Castelo Branco, vai estar exposto na Fundação Cupertino de Miranda, em Famalicão, de 18 a 25 de maio. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Casa de Camilo, é um dos destaques da programação municipal do Dia Internacional dos Museus, que decorre sobretudo nos dias 17 e 18, subordinado ao tema “Museus, Educação e Investigação”.

A data será celebrada nas 11 unidades museológicas integradas na rede municipal de museus e inclui espetáculos de música, dança e magia, oficinas, conferências, exibição de filmes, visitas guiadas, uma festa noturna, entre outras iniciativas com entrada gratuita.

O primeiro dia de comemorações inclui dinâmicas como o espetáculo de magia “Indústria de Ilusões” com André Castro (15h00), no Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave (MITBA), uma visita orientada online à exposição temporária “Mário Cesariny – em todas as ruas te encontro” (12h30), pela Fundação Cupertino de Miranda, e outra presencial à exposição “A Última Ceia: da Páscoa Judaica à Páscoa Cristã” (10h30), no Museu da Arte Sacra da Capela da Lapa, a exibição do documentário “Bom Povo Português” (15h00), no Museu da Guerra Colonial, e do filme “Famalicão 1940” de Manoel de Oliveira (14h30 e 15h30) no Centro de Estudos Camilianos, e a conferência “As Mulheres na Indústria Têxtil no Vale do Ave” e lançamento do 2.º volume de 2023 da monografia “Arqueologia Industrial” (18h00), no MITBA, entre outras atividades.

Mas os principais destaques acontecem no dia 18 de maio, dia em que se comemora o Dia Internacional dos Museus e em que não vão faltar atividades para toda a família.  

A Fundação Castro Alves acolhe o espetáculo de música “Imersos pelas notas musicais”, às 18h00, e o Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave estará “Às voltas com o Fado”, a partir das 21h30, numa atuação que conjuga fado com bailado.

Já na Fundação Cupertino de Miranda, terá lugar a conferência “O espaço, a construção da personagem e a intertextualidade camiliana em Domingos Monteiro”, por Fernando Alexandre Lopes, pelas 21h30, numa parceria com a Casa de Camilo, e na Casa-Museu Soledade Malvar a tertúlia “Conexões da Educação”, com Rosário Ferreira, pelas 15h00.

Não esquecer também que, tal como em anos  anteriores, no sábado, “(H)À Noite no Museu” Bernardino Machado, a partir das 22h30, tendo como cenário o Palacete Barão de Trovisqueira.

Durante estes dois dias, as unidades museológicas famalicenses vão estar de portas abertas das 10h00 às 17h30, à exceção do Museu do Automóvel que estará aberto das 10h às 12h30 e das 14h30 às 17h30.

Toda a programação pode ser consultada no portal do município. 

PARTILHE ESTE ARTIGO:

Subscrever grátis

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Mais vistos