Siga-nos nas redes

Cultura

Famalicão celebra Dia Internacional dos Museus com várias atividades

Publicado

em

O jogo Escape Room “Delírios de um Colecionador” é a grande novidade das comemorações do Dia Internacional dos Museus em Famalicão, que vão decorrer entre quarta-feira, 18 de maio, e domingo, 22 de maio. 

O jogo, de participação gratuita, com obrigatoriedade de reserva em https://desafiotriptico.pt, vai ficar instalado junto à Central de Camionagem e estará disponível a partir de domingo. Júlio, um colecionador obsessivo, torna-se suspeito ao analisar por horas infinitas os Museus de Famalicão e é detido tentando roubar o Tríptico “A Vida”. Sob interrogatório, ele garante ter informações únicas sobre a autenticidade da obra. No entanto, no decorrer das investigações, descobre-se que as informações que ele possui estão encriptadas. Fechados numa sala em grupos de 2 a 5 pessoas, os participantes têm 40 minutos para resolver os enigmas e descobrir o que o colecionador esconde.

Além, desta novidade, a efeméride vai ser assinalada com atividades nas 11 unidades museológicas de Famalicão. Com uma programação eclética, inspirada pelo tema “O poder dos museus”, destaca-se a organização de “Há Noite no Museu”, no Museu Bernardino Machado, no dia 21, a partir das 23 horas, que inclui a apresentação do espetáculo multimédia Sons do Património, do artista St. James Park.

O público escolar também vai ser contemplado com oficinas de trabalhos manuais e visitas guiadas na Fundação Castro Alves, em Bairro, no Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, em Famalicão, e na Fundação Cupertino de Miranda, esta última em parceria com o Parque da Devesa, no âmbito do projeto “Encontros Arte e Natureza – Frottage”.

Também destinado ao público infantojuvenil, mas desta vez aberto à comunidade, o Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado vai receber o teatro de fantoches “As voltas que o mundo dá” com sessões nos dias 18 (10h30 e 14h00) e 22 de maio (15h30).

Propostas para o fim de semana

No que refere ao fim de semana, a programação convida para a inauguração da exposição “Fragmento e Movimento do Tempo”, de Adriana Henriques, no Museu Nacional Ferroviário no sábado, 21, às 15h00; para o espetáculo “A Dançar com as Máquinas” no Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave no domingo, 22, às 15h00; bem como para visitas orientadas, que mostram os diferentes Museus de Famalicão sobre várias perspetivas.

No dia 21, o Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave recebe a conferência “O papel do Museu da Indústria Têxtil na comunidade e no território”, com a presença de José Manuel Lopes Cordeiro, diretor científico da unidade museológica e início pelas 15h00. Já o Museu da Guerra Colonial propõe uma visita orientada subordinada ao tema “O papel da Mulher na Guerra Colonial e nos tempos atuais” no domingo, 22, pela mesma hora, enquanto o Museu da Confraria de Nossa Senhora do Carmo de Lemenhe abre as portas no mesmo dia, a partir das 10h00, para falar sobre “Nossa Senhora do Carmo: símbolos e significados”.

Durante os cinco dias de programação dedicada ao Dia Internacional dos Museus, os museus vão estar abertos das 10h00 às 17h00, de quarta a sexta-feira, e das 10h00 às 12h30 e 14h30 às 17h30, ao sábado e domingo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES