Siga-nos nas redes

Cultura

Famalicão: Casa ao Lado com intervenção artística em Paris

Publicado

em

Entre 13 e 15 de maio, a Cité Internationale Universitaire de Paris, com o apoio da Maison du Portugal – André de Gouveia, acolheu uma instalação artística concebida e desenvolvida pela Casa ao Lado – Associação Cultural e Artística de Famalicão, em parceria com a Associação Luso Francesa CAP Magellan.  

Trata-se de um projeto promovido e apoiado pela Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães que realça a proximidade e amizade que unem Portugal e França, bem marcada pela presença em França de uma importante comunidade portuguesa e lusodescendente e em Portugal por um número crescente de cidadãos franceses.

A iniciativa proporcionou a 30 jovens portugueses e lusodescendentes residentes em Paris, com idades entre os 12 e os 35 anos, competências e saberes através de práticas artísticas, usando as línguas de ambos os países e o tema do Oceano. 

Os jovens foram envolvidos nas diferentes fases de produção da intervenção artística, tendo por base uma prévia formação teórico-prática no âmbito das artes plásticas, da francofonia, difusão da língua portuguesa, Oceanos e da história da Rota de Fernão de Magalhães.

A intervenção artística teve como base uma instalação tridimensional em forma de túnel  onde dois pontos de vista interagem com o público: um interior, quando o visitante percorre uma simulação do fundo do Oceano, tendo contacto com diferentes animais que o habitam; e um ponto de vista exterior, onde união, força, perseverança e esperança são retratadas através de mãos que se seguram, puxam, apertam e se entreajudam, invocando a coragem e resiliência dos marinheiros que integraram a expedição planeada e liderada por Fernão de Magalhães.

Após a presença na Cité Internationale Universitaire de Paris, pretende-se que a iniciativa tenha continuidade através de uma itinerância por outras localidades.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES