Cultura
“Porquê” volta a trazer teatro para a infância e juventude a Famalicão
A Fértil Cultural vai realizar em Famalicão, entre 27 de maio e 2 de junho, mais uma edição do “Porquê?”, um certame vocacionado para a infância e juventude, em que o teatro é convocado para ajudar a responder aos “porquês” mais importantes que vão surgindo ao longo do processo de crescimento.
Despertar o gosto e a sensibilidade das crianças pelo teatro é, desde logo, o objetivo primordial. Outro propósito, segundo a Fértil, é “criar, através do encontro/festival, um espaço de proximidade entre o teatro de infância e juventude e também um espaço entre criadores e programadores”.
A programação desenhada para a edição de 2024 aposta na descentralização cultural concelhia. Deste modo, a partir do núcleo central da cidade, tendo a Casa do Território como pólo da atividade teatral, as ações programáticas decorrerão também na Casa da Pedreira, em Gondifelos.
Assim, a Casa do Território, no Parque da Devesa, acolhe, no dia 30 de maio (feriado), uma conversa subordinada ao tema: “O trabalho em parceria com as escolas”, em que participarão, como convidados, Álvaro Santos (Casa das Artes de Famalicão), Clara Ribeiro (Teatro e Marionetas de Mandrágora) e Roberto Lopes (Agrupamento de Escolas de Gondifelos), tendo como público-alvo os profissionais da cultura, professores e demais interessados na temática. O encontro está previsto para as 11h00. No mesmo local, às 17h00, a companhia A Bolha, proveniente de Torres Vedras, apresentará o espetáculo “Perdidos, mas pouco”, tendo como público-alvo as famílias.
No dia seguinte, dia 31 de maio, às 17h00, ainda na referida Casa do Território, decorrerá o espetáculo “Estórias de Tiroleu e da Nau Catrinetae”, pela companhia Coração nas Mãos, de Vila do Conde.
Entretanto, de 27 a 29 de maio, a Casa da Pedreira, em Gondifelos, acolhe,a companhia Trupe Fandanga, do Porto, que vai promover uma oficina de construção de marionetas a partir do Agrupamento de Escolas de Gondifelos e, como se depreende, destinada ao público escolar.
No mesmo período, e ainda na Casa da Pedreira, a companhia Varazim Teatro vai apresentar a peça “1 Planeta & 4 Mãos, destinada particularmente ao pré-escolar.
No dia 1 de junho, sábado, sobe ao estrado o trabalho artístico da Quinta Parede, companhia oriunda de Matosinhos, com o espetáculo “ Medo Azul”. Será também Casa da Pedreira, às 17h00 e terá como público preferencial as famílias. A 2 de junho o “Porquê?” fecha com a companhia Error Teatro, do Porto, que irá apresentar “ A Loja Mágica”, pelas 17h00.
- Famalicãohá 1 dia
Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros
- Famalicãohá 1 semana
Jorge Paulo Oliveira questiona ministra sobre ampliação do Hospital de Famalicão
- Famalicãohá 3 dias
“Acácia do Jorge” foi derrubada. Câmara abre inquérito interno
- Famalicãohá 12 horas
Assembleia Municipal de Famalicão celebra o 25 de Novembro na próxima segunda-feira