Cultura
Livro sobre “os Alves de Requião” lançado este sábado
É apresentado este sábado, dia 17 de junho, em Requião o livro “Os Alves de Requião. Memória, Identidade e Afetos (séculos XVII-XX)”, da autoria de Teresa Araújo.
Tratou-se da nossa tese de doutoramento em História defendida na Universidade do Minho, em setembro de 2020, e que a Câmara Municipal de Famalicão agora publica e coedição com a Edições Humus.
A cerimónia, marcada para as 16 horas, no adro da freguesia, contará com a presença de Marta Lobo, em representação da Universidade do Minho, que irá fazer a apresentação da obra.
Baseado essencialmente em fontes primárias e no arquivo familiar da autora, a obra em questão é um trabalho sobre a freguesia de Requião, recuando aos primeiros séculos da era cristã com o estabelecimento de uma pequena comunidade de monges, que escolheu a beleza e pacatez da freguesia para se instalar num também pequeno cenóbio, mas também sobre as suas gentes, e em particular uma família, os Alves, que há 400 anos e há 10 gerações, está instalada em Requião.
Esta família, que fruto da vida pública que teve, não só na freguesia de Requião mas também no concelho famalicense, deixou muitos registos documentais e fotográficos, que retratam vidas e vivências de tempos passados e que agora são contados e trazidos para fora da esfera familiar, através deste livro.
- Famalicão3 horas ago
Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros
- Famalicão1 semana ago
Jorge Paulo Oliveira questiona ministra sobre ampliação do Hospital de Famalicão
- Famalicão2 dias ago
“Acácia do Jorge” foi derrubada. Câmara abre inquérito interno
- Cultura1 semana ago
Casa das Artes de Famalicão estreia “Quem Cuida do Jardim”