Siga-nos nas redes

Cultura

Cineasta famalicense Mário Macedo com dois filmes no Curtas Vila do Conde

Publicado

em

Mário Macedo, jovem realizador de cinema natural de Joane, apresenta este ano duas curtas-metragens no Curtas Vila do Conde, num esperado regresso após ter vencido, no mesmo festival, o Prémio de Melhor Realizador da edição de 2021.

Depois de uma prestigiante estreia mundial na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, o autor traz-nos “Maria”, curta-metragem co-realizada com a iraniana Dornaz Hajiha, que segue uma oprimida operária de uma fábrica de metalurgia do norte do país que secretamente se começa a revoltar.

A curta-metragem foi desenvolvida no contexto do programa “La Factory des Cinéastes”, promovido pelo Festival de Cannes com o intuito de fomentar a criação cinematográfica no norte de Portugal. À frente do projeto esteve o multipremiado produtor Rodrigo Areias, da vimaranense Bando à Parte. A estreia portuguesa acontecerá este sábado, 8 de julho, pelas 16h30, no Teatro Municipal de Vila do Conde, e na mesma sessão serão exibidos outros dois filmes nortenhos resultantes do mesmo programa de criação.

A segunda curta-metragem que Mário Macedo apresenta nesta edição do Curtas, em estreia mundial, é “Cul-de-Sac”, outra co-realização, neste caso com o croata Vanja Vascarac. O filme segue as experiências de um grupo de skaters que se refugia num centro comercial e que faz dele o seu recreio. Será exibido no próximo domingo, 9 de julho, pelas 21h45, repetindo sexta-feira, dia 14, pelas 15h00. Ambas as sessões terão igualmente lugar no Teatro Municipal de Vila do Conde.

As duas curtas-metragens juntam-se ao cada vez mais extenso currículo de Mário Macedo, cuja obra tem tido exibições na Casa das Artes de Famalicão, como parte da programação do Close-Up – Observatório de Cinema de Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos