Siga-nos nas redes

Cultura

Teatro: “Hipólito de Eurípides” sobe ao palco da Casa das Artes esta sexta e sábado

Publicado

em

Antes de fechar portas para o período de férias, a Casa das Artes de Famalicão encerra a temporada com a estreia de “Hipólito de Eurípides”, numa encenação de Miguel Eloy e coprodução da Casa das Artes e da ACE Famalicão. O espetáculo tem lugar sexta-feira e sábado, dias 22 e 23 de julho, às 21h30.

Esta estreia constitui também o fim do ciclo de formação de um conjunto de novos atores e atrizes formados pela ACE Escola de Artes de Famalicão. O elenco é assim constituído por Ana Lopes, Ana Margarida Silva, Beatrice Gonçalves, César Reguengo, Diana Catarina, Fátima Andreina Velazco, Inês Madureira, Joana Leite, Leonor Pereira, Luís Pacheco, Melro, Mi Gonçalves, Nathan Sabadine, Nicole Ferreira, Paulo Sousa, Rafaela Sousa e Simão Barboss.

Sendo casto e o mais puro dos homens, Hipólito abomina os prazeres da carne, recusando liminarmente venerar e prestar as devidas homenagens à deusa Cípris (Afrodite), incorrendo no tremendo pecado de hybris, sendo por isso punido com a sua morte trágica, lê-se na sinopse do espetáculo.

Esta sua hybris – confiança excessiva, orgulho exagerado, arrogância e/ou insolência – não faz com que Hipólito seja, de forma alguma, totalmente inocente. A sua excessiva – porque exclusiva e exacerbada – veneração a Ártemis, a Deusa virgem das florestas e da caça, que cedo o lançou para uma virgindade ofensiva e anti-natura, é tão responsável pela sua morte quanto a paixão que por ele sente a sua madrasta, Fedra.

Incendiada pelos desígnios da ofendida e vingativa Cípris, Fedra definha de paixão pelo seu enteado Hipólito. Ferida pelo amor, começa por calar e esconder a sua “doença” perante a insistência da sua Ama em descobrir o seu mal, tentando resistir e vencer os delírios da paixão com esforços de reflexão sensata.

Contudo, Cípris “não é uma deusa: é um ser mais poderoso do que um deus.

O espetáculo tem a duração prevista de 1h45 e os bilhetes estão disponíveis nos locais habituais.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES