Cultura
Grupo vocal Cupertinos lança 4º álbum a 1 de setembro
O grupo vocal Cupertinos, de Famalicão, lança o seu quarto álbum no próximo dia 1 de setembro, inteiramente dedicado ao compositor Filipe de Magalhães (c1563-1652).
Na sequência dos trabalhos discográficos dedicados a Manuel Cardoso (1566-1650), Duarte Lobo (c1565-1656) e Pedro de Cristo (c1550-1618) em parceria com a editora Hyperion, os Cupertinos debruçam-se agora sobre a figura daquele que terá sido o músico português de mais elevada reputação entre os seus contemporâneos: Filipe de Magalhães (c1563-1652).
Nascido no seio da Fundação Cupertino de Miranda, em 2009, o grupo vocal Cupertinos dedica-se quase em exclusivo à música portuguesa dos séculos XVI e XVII. Com uma média anual superior a 15 concertos, os Cupertinos apresentaram já cerca de três centenas de obras, incluindo mais de 100 inéditos. Vários destes inéditos têm sido transcritos a partir das fontes originais pelos próprios elementos do grupo sob a supervisão do seu diretor musical, Luís Toscano, e de José Abreu, docente da Universidade de Coimbra e ESMAE.
Reputados como verdadeiros embaixadores da Polifonia Portuguesa, os Cupertinos foram distinguidos nos “Gramophone Classical Music Awards 2019”, vencendo na categoria de “Música Antiga”. Em 2021 venceram a categoria de “Melhor Álbum Música Clássica/Erudita” nos PLAY – Prémios da Música Portuguesa.
- Famalicão23 horas ago
Chega de Famalicão promove debate sobre cultura Woke
- Famalicão1 semana ago
Jorge Paulo Oliveira leva Posto da GNR de Famalicão ao Parlamento
- Cultura4 dias ago
Mário Cesariny Encontros regressam a 22 e 23 de novembro com Mário Laginha e Pedro Lamares
- Famalicão21 horas ago
CDU de Famalicão lamenta afastamento da ACIF na organização da animação natalícia