Cultura
JOF já arrancou na Casa das Artes com mais de 80 jovens músicos

Já está a decorrer a 7ª edição da Jovem Orquestra de Famalicão (JOF) que este ano reúne 84 jovens músicos famalicenses ou que estudaram nas escolas de música de Famalicão.
Este estágio, em formato de residência artística, arrancou na passada segunda-feira, na Casa das Artes A Casa das Artes de Famalicão e pretende proporcionar aos jovens participantes, da área da música erudita, uma oportunidade de trabalharem juntos, orientados por um dos mais prestigiados maestros portugueses da atualidade, José Eduardo Gomes, também ele natural de Famalicão.
A JOF decorre até ao dia 6 de setembro e inclui dois concertos pela jovem orquestra, abertos ao público. O primeiro realiza-se esta sexta-feira, 5 de setembro, às 21h30, no Grande Auditório da Casa das Artes de Famalicão. No sábado, dia 6 de setembro, às 18h00, o concerto tem lugar na Sala Suggia, da Casa da Música, no Porto. Os bilhetes já estão disponíveis.
Refira-se que a JOF, de cariz anual, procura responder a características únicas do território de Famalicão, nomeadamente a existência de um forte ecossistema associado ao ensino artístico especializado e ao ensino profissional de música, composto por entidades como o CCM – Centro de Cultura Musical, a ArtEduca – Conservatório de Música e a Escola Profissional Artave.
Depois de concluir o ensino pré-universitário, muitos dos alunos famalicenses prosseguem estudos e carreiras profissionais por outras instituições de Portugal e da Europa e a JOF tem por objetivo valorizar estes jovens músicos, em formação e em atividade profissional em Portugal e no mundo, promovendo o diálogo intercultural entre Famalicão e a sua diáspora.
Simultaneamente, procura sensibilizar a comunidade local para a música clássica, em particular para o repertório orquestral.

- Famalicãohá 1 dia
Riba d’Ave: Misericórdia fecha unidade de dia para utentes com demência por falta de acordo com o Estado
- Famalicãohá 1 dia
Câmara de Famalicão vai condicionar acesso à feira aos comerciantes que não limpem o seu espaço
- Famalicãohá 6 dias
ENTREVISTA: “Com a eleição do PAN poderíamos fazer algo melhor pelo concelho”
- Famalicãohá 6 dias
O jovem que trocou a música pela arte de costurar