Cultura
Sarau Cultural traz música, desporto e solidariedade a Vermoim
A Associação Moinho de Vermoim (AMVE) realiza, este fim de semana, dias 15 e 16 de setembro, o seu 12º Sarau Cultural, que trará à freguesia cultura, desporto e solidariedade.
O programa arranca na noite de sexta-feira, dia 15, pelas 21h00, com música tradicional portuguesa pelo grupo da associação Amigos do Moinho, Segue-se a banda SAIA, que nasceu no Porto em 2019 e que trará a Vermoim sonoridades que vão do pop ao funk, passando pelos blues.
No sábado, pelas 16 horas, abre a mostra “Moinho Artes” com a presença de diversos expositores de velharias, de roupa em segunda mão, de pintura e de produtos hortícolas. A partir das 18 horas a festa é para as crianças com a atuação do artista e músico Professor Idalécio. À noite, tem lugar o habitual desfile de moda, que será animado pela Academia de Dança Sara Salazar e pelos artistas vermoinenses Susana Araújo e João Pacheco. No final, sobe ao palco a cantora Carolina Ceia, também de Vermoim.
Todos os espetáculos decorrem junto ao pavilhão municipal da freguesia e têm entrada gratuita.
Na apresentação do evento à imprensa, Hilário Campos, presidente da AMVE sublinhou que “90% das pessoas que vão participar e trabalhar no sarau são de Vermoim, desde elementos da associação, passando pelos cantores, atores, pessoal de backstage”. “É tudo feito por Vermoim e isso é algo que me apraz dizer”, completou.
Caminhada a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro
As vertentes desportiva e solidária também estão, mais uma vez, presentes nesta edição do sarau, com a realização da Caminhada Colorida, no sábado pelas 17 horas. Cada inscrição custa 8 euros e o valor reverterá para a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). A atividade tem como madrinha a atleta Dulce Félix, do SL Benfica.
Hilário Campos espera uma participação de 500 a 600 pessoas, lembrando que a vertente solidária é um dos vetores “com mais peso na atividade da associação, que em breve vai também realizar uma doação de bens a instituições de saúde do concelho”.
Quanto à caminhada do próximo sábado, Artur Fernandes, da Delegação do Norte da LPCC, agradece, desde já, “todo o apoio que possa vir”, lembrando que a Liga, “não sendo subsidiada pelo Estado, encontra na sociedade civil a sua fonte de angariação de fundos”.
O responsável contou que “são cada vez mais os pedidos que chegam à Liga, até porque a incidência da doença está a aumentar e é preciso cada vez mais dinheiro para ajudar os doentes e as suas famílias”.
Na apresentação do Sarau Cultural esteve também o vereador da Cultura e do Desporto do Município de Famalicão, Pedro Oliveira, que elogiou a atividade da AMVE, “uma associação que acrescenta oferta cultural ao nosso concelho, mas que trabalha também, muito bem, as áreas desportiva e social”.
Já o autarca de Vermoim, Bruno Campos, também saudou a iniciativa, considerando que a AMVE “tem sido resiliente e criativa na continuidade desta atividade, que é também um palco de oportunidade para os artistas de Vermoim e do concelho”.
- Culturahá 5 dias
Cineclube exibe “No interior do Casulo Amarelo” na Casa das Artes de Famalicão
- Famalicãohá 5 dias
“Relações Luso-Espanholas nos séculos XIX e XX” é tema de conferência em Famalicão
- Famalicãohá 4 dias
Centro da cidade recebe Mercado Desportivo este fim de semana
- Desportohá 4 dias
AD Ninense: “Queremos praticar um futebol mais competitivo”