Siga o OP nas redes

Cultura

Glaciar lança sexto volume das Obras de Camilo Castelo Branco

Publicado

em

Já está nas livrarias a nova edição das Obras de Camilo Castelo Branco da Glaciar. Trata-se do volume VI da coleção camiliana que desta vez junta os romances “A Filha do Arcediago” (1854) e a sequela “A Neta do Arcediago” (1856). Com prefácio de Ana Margarida de Carvalho, a publicação tem fixação de texto de Sérgio Guimarães de Sousa e João Paulo Braga.

Refira-se o primeiro volume foi lançado em março de 2016 com os romances “Anátema” e “Vingança”. O segundo volume reúne “Coração Cabeça e Estômago” e “Aventuras de Basílio Fernandes Enxertado”. Dando continuidade à publicação pela Glaciar das suas obras surge no terceiro volume as obras “Carlota Ângela” e “O Retrato de Ricardina”. O quarto volume junta as obras “O Carrasco de Vítor Hugo José Alves” e “O Senhor do Paço de Ninães” e o quinto volume é dedicado às “Novelas do Minho”.

Nesta última edição, pode ler-se no prefácio: “Dizia Camilo Castelo Branco que, depois da sua morte, seria natural que os estilistas se preocupassem com a sua vida e os seus recursos de artista. Não se enganou. Continuamos a lê-lo com olhos de assombro, a seguir a sua alucinante cadência, os seus ímpetos criativos, a sua inverosímil fantasia, a sua genial ironia consorciada ao dramatismo, a inventividade romanesca, o seu modernismo antes do tempo, a riqueza lexical, o vernáculo da época, ainda muito próximo do seu étimo, os seus intemperados personagens.”

Até 2025, ano em que se celebrará o bicentenário do nascimento de Camilo, a Glaciar propõe-se publicar a totalidade das suas obras, em volumes com prefácio de uma personalidade de reconhecido mérito.

Para além das livrarias, também é possível adquirir as Obras de Camilo Castelo Branco, na Casa de Camilo, em Seide, ou através da Livraria Municipal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES