Siga o OP nas redes

Cultura

Nuno Lopes e Rodrigo Santoro homenageados no Ymotion 2020

Publicado

em

O ator brasileiro Rodrigo Santoro, e o ator português Nuno Lopes são os grandes homenageados da sexta edição do Ymotion, o Festival de Cinema Jovem promovido pela Câmara Municipal de Famalicão, que este ano vai contar com 45 curtas-metragens em competição, depois de ter recebido o número recorde de 183 candidaturas.
Os trabalhos selecionados para a competição serão agora apreciados e avaliados pelo júri do festival, que este ano decidiu atribuir a habitual homenagem que marca a sessão de encerramento do Ymotion ao ator brasileiro Rodrigo Santoro, “pelo seu percurso e pela forma como inspira jovens atores
em todo o mundo”,  e atribuir – pela primeira vez na história do festival – o Prémio Carreira ao ator português Nuno Lopes, “um dos talentos portugueses mais conceituados nacional e internacionalmente, com uma vasta carreira em cinema, teatro e televisão”.


A gala final do Ymotion está marcada para o dia 7 de novembro, no auditório do Centro de Estudos Camilianos, encerrando uma semana que arranca no dia 2 de novembro com exibições e sessões competitivas e que ficará marcada pela organização de uma Mostra do Novíssimo Cinema Português, comissariada por Rui Pedro Tendinha, pela exibição das primeiras imagens do filme “Bem Bom”, de Patrícia Sequeira, e ainda por uma conversa com o ator português Diogo Morgado.
Recorde-se que o júri do Ymotion é composto por Tiago R. Santos, argumentista e critico de cinema, pela realizadora Luísa Sequeira, pelo jornalista da RTP e Antena 1, Tiago Fernando Alves, pela diretora de casting Patrícia Vasconcelos, pelo jornalista do Público Samuel Silva, e pelo realizador Pedro Cabeleira, vencedor do Grande Prémio Joaquim de Almeida da última edição do Ymotion.
Ao todo serão então oito os prémios atribuídos pelo festival, com natural destaque para o “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, no valor de 2500 euros, que será entregue à melhor curta a concurso.
Serão ainda entregues prémios nas categorias de “Prémio Escolas Secundárias” e “Prémio Melhor Documentário”, no valor de 750 euros, de “Prémio Melhor Curta de Animação”, no valor de 600 euros, “Prémio do Público”, no valor de 350 euros, e prémios para “Melhor Representação”, “Melhor Direção de Fotografia” e “Melhor Argumento”, no valor de 250 euros.
Promovido desde 2015 pelo pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Famalicão, o Ymotion volta assim a distinguir as melhores curtas-metragens produzidas por jovens com idades compreendidas entre os 12 os 35 anos.

Mais informações sobre o festival em www.ymotion.org

Cultura

Biblioteca Municipal cria serviço de leitura de jornais em formato digital

Publicado

em

por

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, de Famalicão, criou um posto público para consulta e leitura dos jornais em formato digital. A iniciativa surge depois de ter sido interdita a consulta pública dos jornais em formato papel devido à pandemia da Covid 19.

“Um dos serviços mais recorrentes no acesso à informação é, precisamente, a consulta das publicações periódicas que são diariamente disponibilizadas, de forma gratuita, aos leitores das bibliotecas” refere a diretora da biblioteca, Carla Araújo, acrescentando que “assim, e a pensar nos leitores que habitualmente consultavam e liam os jornais na Biblioteca Municipal, foi criado um posto público para consulta e leitura dos jornais em formato digital”.

 Atualmente, as publicações disponíveis para leitura gratuita em formato digital, a partir de um computador da Biblioteca Municipal, são: o jornal Público; o semanário Expresso, o jornal diário regional Correio do Minho e quatro jornais semanais locais: Opinião Pública, Cidade Hoje, O Povo Famalicense e Viver a nossa Terra.

 Para poder aceder às edições digitais, os leitores devem dirigir-se ao balcão de atendimento da Biblioteca Municipal e solicitar pelo apoio do técnico que o encaminhará ao referido posto de consulta e lhe facultará o acesso às publicações.

Continuar a Ler

Cultura

Festival Internacional do Orgão tem concertos em Famalicão este fim de semana

Publicado

em

por

O Festival Internacional de Órgão (FIO), que decorre nos concelhos de Famalicão e Santo Tirso, terá concertos em Requião e Joane, este fim de semana.

O organista austríaco Michael Schöch fará um recital ao órgão da Igreja de Joane, este sábado. O espaço está limitado a um total de 150 pessoas e decorrerá pelas 21 horas.

Para finalizar, este domingo, o duo português composto pela violagambista Sofia Diniz e o organista Fernando Miguel Jalôto, interpretarão repertório original na Igreja de Requião, pelas 17 horas. No espaço são permitidas 60 pessoas.

Recorde-se que o FIO tem como objetivo, a cada nova edição, visitar as igrejas que possuem órgãos autênticos, mas também paróquias desprovidas de órgãos às quais é temporariamente levado um órgão de pequenas dimensões, oferecendo, assim, à comunidade a oportunidade de desfrutar daquele instrumento.

Continuar a Ler

Cultura

Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda inaugura “Torre Literária”

Publicado

em

por

A Fundação Cupertino de Miranda, de Famalicão, abre na próxima segunda-feira, dia 19, a exposição “Torre Literária – Louvor e simplificação da literatura portuguesa”.

A mostra é comissariada por, António M. Feijó, João R. Figueiredo e Miguel Tamen, autores do livro “Cânone”, um livro de crítica literária, que estabelece um cânone da literatura portuguesa, com uma lista de cerca de 50 autores.

O livro é editado pela Fundação Cupertino de Miranda e pela Tinta-da-China e chega hoje, sessa-feira às livrarias.  A lista de escritores que formam o cânone integra nomes como Fernando Pessoa e Luís de Camões, que abrem e fecham o livro, mas também Agustina Bessa-Luís, Alexandre Herculano, Almada Negreiros, Almeida Garrett, Antero de Quental, Aquilino Ribeiro, Bocage, Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Florbela Espanca, Miguel Torga, José Saramago, entre muitos outros.

Quanto à exposição “Torre Literária” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, e aos sábados e feriados, das 14h00 às 18h00. Encerra aos domingos.

Continuar a Ler

Mais vistos