Cultura
Há muito cinema este fim de semana em Famalicão
Este fim de semana é marcado pelo encerramento do CLOSE-UP e concertos na Casa Amadora do Artista.
Sexta, 20 de outubro
Para começar a noite há exibição do filme “Aos Nossos Amores” de Maurice Pialat, às 21h45, com a presença de Carlos Lobo e Vera Peixoto. O filme de 1983 foi um marco na carreira do realizador e da atriz Sandrine Bonnaire, a história da descoberta do sexo e do amor por uma adolescente, no seio de uma família violenta, que termina com a fuga dela para os Estados Unidos. Neste filme, Pialat leva muito longe a sua técnica “brutalista”, com grandes elipses e uma certa dose de improvisação dos actores, que chega às raias do psicodrama.
Para terminar a noite na Casa das Artes de Famalicão, à 00h15, é exibido o “X” de Ti West. O filme decorre em Texas, nos finais da década de 70, um realizador chega com a sua equipa de actores e técnicos amadores a uma cabana situada na quinta de uns agricultores, com a intenção de fazer um filme para adultos. O velho senhor avisa-os de que a sua mulher tem um problema de saúde e que se devem afastar-se dela o mais possível. Nessa mesma noite, eles são brutalmente atacados.
Também pode aptar por leituras encenadas com Sandra Escudeiro e Jorge Mestre, com as cartas literárias de Augustina & Juan, na Casa do Artista Amador.
Sábado, 21 de outubro
No último dia do CLOSE-UP é recheado de sessões de cinema e ainda um DJ set de encerramento.
“António das Mortes” de Glauber Rocha é o primeiro filme a ser exibido este sábado na Casa das Artes, às 15h, com a presença de José Barahona. António das Mortes é um antigo matador de cangaceiros que é contratado por um coronel para matar um beato agitador. Ele confronta sua vítima, mas decide poupar sua vida.
Mais tarde, ele resolve apoiar a causa do povo contra os desmandos do coronel.
Depois, há filme-concerto por Acert às 15h30, o filme escolhido para ser misturado com a música ao vivo é o “Filmus 2”.
No café concerto, há a apresentação do livro “O quarto perdido do Motelix”, sobre os filmes de terror em português desde 1911 a 2006.
“Os Salteadores”, “Abraços do Vento”, “Fuligem”, “Amélia e Duarte”, “Água Mole”, “Das Gavetas Nascem Sons”, “Purple Boy” e “Nestor” são os filmes de produção portuguesa de animação escolhidos por Regina Pessoa durante a sua sessão “”Carta Branca”. A sessão também conta com a presença de Regina Machado.
Para a noite de encerramento a escolha foi “A Sibila” de Eduardo Brito, com a presença do realizador e do elenco. O filme centra-se na trajetória, intrigas e conspirações de duas gerações da família Teixeira entre o final do século XIX e meados do século XX. À semelhança da obra literária, a narrativa é contada em analepse por Germa na Casa da Vessada, propriedade no Norte de Portugal que herdou da tia — Joaquina Augusta Teixeira, a sibila.
Na Casa do Artista Amador decorre a primeira eliminatória do concurso de bandas Laurus Metal Battle. Das 18 bandas apuradas, a primeira noite conta com os Darewolf, os Drashe e Inn Cult.
- Culturahá 1 semana
Cineclube exibe “Terra Queimada” na Casa das Artes
- Famalicãohá 4 dias
Jorge Paulo Oliveira leva criação das instâncias centrais no Tribunal de Famalicão ao Parlamento
- Famalicãohá 15 horas
Mercado Municipal de Famalicão volta a receber campanha de adoção de árvores
- Famalicãohá 1 semana
PCP de Famalicão elege delegados ao congresso nacional do partido