Cultura
Fundação Cupertino de Miranda mostra obras de António Paulo Tomaz

A Fundação Cupertino de Miranda inaugura esta sexta-feira, 22 de outubro, pelas 19 horas, a exposição “A inocência em António Paulo Tomaz”.
António Paulo Tomaz (Lousã,1928-2009), estofador de profissão, aproximou-se do surrealismo por influência de Cruzeiro Seixas e integrou a primeira exposição do grupo “Os Surrealistas”, em 1949, em Lisboa. Esta exposição, que juntou artistas como António Maria Lisboa, Cruzeiro Seixas, Fernando José Francisco ou Mário Cesariny, entre outros, serviu para definir públicamente a distância e uma espécie de “rupture inaugurale” em relação ao Grupo Surrealista de Lisboa.
Esta exposição pretende homenagear Cruzeiro Seixas, cumprindo um desejo seu de destacar a obra de António Paulo Tomaz, guardada numa gaveta no seu quarto.
“Fruto da mais recente incorporação proveniente do legado deixado por Cruzeiro Seixas, foi possível reunir um conjunto de obras da autoria do homenageado que nunca tiveram a merecida oportunidade para se apresentarem e que assim propõe-se como um intento de ‘desocultação’ – esperamos e desejamos que definitiva – da obra, da pessoa e da personagem de António Paulo Tomaz”, referem os comissários da exposição, Marlene Oliveira e Perfecto Cuadrado.
A exposição estará patente até dia 26 de fevereiro de 2022.

- Famalicãohá 1 semana
Em ruptura com Mário Passos, Sofia Fernandes afasta-se da campanha do PSD
- Desportohá 1 semana
Ribeirão vai competir com nova identidade e com um plantel saído da formação
- Culturahá 7 dias
Bailarino Duarte Mellot inicia formação na Academia Princesse Grace
- Desportohá 7 dias
Futebol Feminino: FC Famalicão pondera impugnar começo dos Campeonatos da I e da II Divisão