Cultura
Orfeão Famalicense estreou poema musicado por Benjamim Salgado em Gondomar
O Orfeão Famalicense deslocou-se, no passado dia 17, a Gondomar, onde participou num concerto comemorativo do 20º aniversário do Coro Marialis, daquela cidade.
O Orfeão Famalicense apresentou-se no Auditório Municipal de Gondomar com um repertório variado, de onde se destacou a interpretação, em estreia absoluta, do poema lírico-épico “ Mar Português”, de Fernando Pessoa, musicado por Benjamim Salgado, encerrando com “Timor”, a canção de João Monge e João Gil, que se tornou um hino de solidariedade para com a luta do povo de Timor-Leste pela sua independência.
O poema “Mar Português” é um dos 44 poemas publicados no livro Mensagem, que foi publicado pela primeira vez em 1 de dezembro de 1934, e foi musicado em 1971 pelo padre Benjamim Salgado, musicólogo famalicense, que foi diretor do Orfeão Famalicense.
A sua execução foi sendo adiada, pelo que esta deslocação a Gondomar acabou por ser também uma homenagem ao maior poeta português do século XX e a um dos mais ilustres famalicenses igualmente do século XX, pelo que “é um gosto fazermos esta estreia no aniversário dos nossos amigos do Marialis, 54 anos depois de ser musicado”, referiu o maestro do Orfeão Famalicense, Fernando Moreira.
No concerto, participaram ainda o grupo aniversariante Coro Marialis e o Madrigal – Grupo Coral de Soutelo.
-
Famalicão1 semana agoFamalicão com 22 hectares de área ardida até setembro
-
Famalicão5 dias agoCirco: INAC traz “Afetos” ao Natal de Famalicão
-
Famalicão4 dias agoAmbiente e Envelhecimento Ativo marcam novo executivo da Câmara de Famalicão
-
Sociedade1 dia agoMural do jardim dos Paços do Concelho está a ser restaurado


