Siga o OP nas redes

Cultura

Coleção de Serralves traz “Babel” de Jorge Pinheiro à Casa das Artes

Publicado

em

“Babel” de Jorge Pinheiro

Há uma nova exposição da Coleção de Serralves para ver em Famalicão. Desta vez a proposta é a obra “Babel” de Jorge Pinheiro que está, a partir desta quarta-feira, 4 de novembro, exposta no Foyer da Casa das Artes.

Jorge Pinheiro (Coimbra, 1931) é reconhecido como um dos nomes mais influentes do contexto artístico português da segunda metade do século XX.  Ao longo de uma carreira de mais de 50 anos, a sua obra baseia-se em princípios de matemática e semiótica, sendo particularmente inspirada na célebre sequência de Fibonacci, matemático italiano do século XII, segundo a qual cada número sucessivo resulta da soma dos dois números anteriores.
A proposta que chega à Casa da Artes centra-se na obra “Babel”, a maior peça tridimensional do artista, produzida propositadamente para a exposição monográfica “Jorge Pinheiro: D’après Fibonacci e As Coisas Lá Fora”, desenvolvida em diálogo com o artista Pedro Cabrita Reis e realizada no Museu de Serralves em 2017.

Para além desta obra escultórica de grandes dimensões, a exposição inclui um conjunto de obras sobre tela e sobre papel que evidenciam as investigações do artista em torno de arranjos musicais, combinações cromáticas e formulações geométricas. A mostra pode ser visitada até ao dia 23 de fevereiro de 2021. A entrada é livre.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES

anuncie neste espaço > ligue +351252308147