Siga o OP nas redes

Cultura

Museus de Famalicão debatem desenvolvimento sustentável

Publicado

em

“Juntos fazemos museu. Caminhar para o desenvolvimento sustentável” é o tema do 5º Encontro da Rede de Museus de Famalicão que inclui, no dia 29 de novembro, um debate aberto ao público no Museu da Guerra Colonial, em Ribeirão.

Esse debate, no primeiro dia do Encontro, visa explorar o pilar económico, ambiental e social do desenvolvimento sustentável e apresentar a cultura como o quarto pilar. irá funcionar em formato híbrido, presencial e através da plataforma Zoom, ambos com vagas limitadas e inscrição obrigatória através do link https://forms.gle/Ts7Aw9ZL4VHuKKd89 .

Prevê-se uma reflexão sobre o desenvolvimento sustentável que abranja o panorama internacional, sendo que estarão presentes oradores como Mário Jorge Machado, da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal; Sara Moreno Pires, da Universidade de Aveiro; Fernanda Morais e Fernando Maia, do Museu da Energia de Salesópolis (Brasil); e Manuel Gama, do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, que irão lançar a reflexão e partilhar projetos de investigação e boas práticas realizadas em Portugal e no Brasil.

Neste mesmo dia, o Museu do Automóvel recebe, da parte da tarde, uma dinâmica de trabalho participado para as equipas dos museus de Famalicão. Com este workshop, intitulado “Pegada Ecológica: um caminho a trilhar”, pretende-se revelar o índice de sustentabilidade dos museus famalicenses, refletir sobre os resultados obtidos com a medição da pegada ecológica, identificar ações que contribuam efetivamente para o Desenvolvimento Sustentável e definir estratégias de implementação dessas ações.

Para além das referidas atividades, o encontro também inclui, no dia 30 de novembro, uma visita técnica ao Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, dirigida somente às equipas dos Museus de Famalicão, no sentido de capacitar e formar as mesmas, através do contacto com boas práticas adotadas pela instituição no âmbito da gestão de coleções, nomeadamente ao nível da inventário, documentação e conservação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES