Siga o OP nas redes

Cultura

Escolas famalicenses e Câmara debateram Plano Nacional das Artes

Publicado

em

O auditório da Fundação Cupertino de Miranda, em Famalicão, acolheu no passado dia 13 de novembro, um encontro sobre a implementação do Plano Nacional das Artes (PNA) nas escolas do concelho famalicense.

A reunião foi presidida pelo vereador da Educação, Conhecimento e Cultura do município, Leonel Rocha, pelo Comissário do Plano Nacional das Artes, Paulo Pires do Vale, e pelo Coordenador Regional Norte dos Projetos Culturais de Escola (PCE), António Martins Teixeira, tendo contado ainda com a presença dos diretores dos sete agrupamentos de escola do concelho e respetivos coordenadores dos PCE.

Da reunião saiu o compromisso da autarquia em colaborar com o desenvolvimento de todos os PCE dos agrupamentos, nomeadamente, na articulação com as entidades culturais do concelho, mas também a possibilidade da criação de uma Comissão Consultiva Municipal dos PCE de modo a estabelecer um trabalho em rede entre os vários agrupamentos de escolas.

Recorde-se que o PNA é uma iniciativa das áreas governativas da Cultura e da Educação criada com o propósito de dar um lugar central às artes e ao património na formação ao longo da vida e garantir o acesso e a participação dos cidadãos na fruição das artes e da produção cultural.

Para que tal seja possível, cada escola ou agrupamento de escolas é convidado a desenvolver o seu PCE para a fruição e produção cultural que integre a diversidade de manifestações e linguagens artísticas, em formatos transdisciplinares, promovendo a relação com o território, nomeadamente com instituições e associações culturais e sociais, autarquia, sítios de património natural e edificado, artistas, artesãos e outros agentes da comunidade significativos para a execução do projeto.

De notar que Famalicão é o único concelho do país em que todos os agrupamentos de escolas efetuaram a sua adesão ao PNA.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a Ler
Advertisement Publicidade

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES