Desporto
Rali de Famalicão sai para a estrada este sábado
A edição de 2023 do Rali de Famalicão vai para a estrada estesábado, dia 15 de abril, numa organização é da Associação Team Baia.
Ao contrário do que tem acontecido, a prova automobilística vai ser disputada em apenas um dia, sendo que na sexta-feira (14 de abril) acontecem as verificações documentais e técnicas. O rali propriamente dito começa às 14h15 de sábado e vai ser disputado em duas Provas Especiais de Classificação (PEC), com duas passagens. Tal como tem acontecido em edições anteriores, vai incluir uma Super Especial noturna, na freguesia de Esmeriz.
O Rali de Famalicão, que cumpre os normativos da Federação, tem inscritos à volta de 80 pilotos, de vários pontos do país, ilhas e Espanha, e chega a um novo traçado. Começa nos Paços do Concelho, pelas 12h00 de sábado, com a apresentação de equipa a equipa. Depois, já na estrada, terá dupla passagem na classificativa de Fradelos, Vilarinho das Cambas e termina em Outiz (PEC’s 1 e 3). A outra classificativa tem início no Louro, passa por Mouquim, Lemenhe, Jesufrei, Nine e termina em Arnoso Santa Eulália (PEC’s 2 e 4). A última classificativa, com dupla passagem, é a partir das 20h30 na freguesia de Esmeriz (PEC’s 5A e 5B), num traçado que, segundo a organização, foi também pensado no espetáculo. Com dois quilómetros de extensão, “este traçado tem o seu ex-líbris na zona do apeadeiro de Esmeriz”.
Depois, a festa final com a entrega de prémios, regressa aos Paços do Concelho, a partir das 23h00.
“O rali foi pensado para continuarmos a fazer uma prova de renome. Felizmente Famalicão sabe acolher e os pilotos gostam de vir cá”, frisou Sérgio Aguiar, presidente da Associação Team Baia, que está convencido que este formato é do agrado de toda a gente.
O programa do rali de Famalicão inclui um passeio de Fiat Panda, que sai dos Paços do Concelho, no sábado de manhã, um circuito de prevenção rodoviária para os mais novos, no mesmo local e à mesma hora, e um desfile de clássicos na Super Especial, em Esmeriz.
Para a Federação estão, assim, reunidas todas as condições para que esta edição seja “mais um grande sucesso”, tal como sublinhou o coordenador desportivo da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). “Vai ser mais uma festa de motosport”, disse Paulo Magalhães, evidenciando as inúmeras atividades previstas.
A autarquia está, uma vez mais, ao lado da Associação Team Baia na organização da prova. Num concelho com um dinamismo importante no desporto automóvel, evidenciado pelo número de pilotos e navegadores federados, a adesão do público é outro fator que faz a diferença. Isso mesmo foi sublinhado pelo vereador do Desporto na Câmara Municipal, que destaca o sucesso da prova conseguido pela “paixão que os famalicenses têm pelo rali”. “Estão aqui vários motivos que levam o município de Famalicão a continuar a apoiar e a estar ao lado da Team Baia”, sublinhou Pedro Oliveira que deixou a garantia de “assim continuar
- Famalicãohá 1 semana
Conferência “Ambientar-se” debate alterações climáticas em Famalicão
- Famalicãohá 5 dias
Chega de Famalicão promove debate sobre cultura Woke
- Culturahá 1 semana
Mário Cesariny Encontros regressam a 22 e 23 de novembro com Mário Laginha e Pedro Lamares
- Famalicãohá 4 dias
CDU de Famalicão lamenta afastamento da ACIF na organização da animação natalícia