Siga o OP nas redes

Desporto

AF Braga: Equipas famalicenses bem posicionadas na reta final dos campeonatos distritais

Publicado

em

Depois de uma paragem forçada por causa do agravamento da pandemia de Covid 9, por indicações da Associação de Futebol de Braga (AFB), no passado dia 19 de abril as equipas recomeçaram a preparar esta fase final dos Campeonatos distritais, Pró Nacional, Divisão de Honra e 1ª divisão.

No passado fim de semana já se disputaram as primeiras partidas e no novo formato as mesmas são disputadas até ao final da primeira volta.

No que diz respeito às equipas famalicenses a disputar o Pró Nacional (série A e B) o saldo foi positivo: duas vitórias e um empate. O GD de Joane venceu o Clube Caçadores das Taipas por duas bolas a uma, já o Ribeirão FC também venceu em casa o Ponte por uma bola a zero, já a AD Ninense foi empatar ao terreno do Cabreiros a duas bolas.

Assim, quando faltam quatro jornadas para o final da competição o destaque vai para as duas equipas famalicenses GD de Joane e Ribeirão FC, que estão bem posicionadas para atacar a subida aos campeonatos nacionais de futebol. O GD de Joane comanda a sua série com 19 pontos em segundo está o Ribeirão FC com 16 pontos. Ao GD de Joane basta vencer três partidas para garantir uma presença na final a disputar com o primeiro classificado da série A, em duas mãos. Com o panorama que se avizinha, com a desistência de algumas equipas, é seguro afirmar que os dois primeiros de cada série terão acesso garantido aos campeonatos nacionais. Este cenário é favorável às duas equipas famalicenses (Joane e Ribeirão) que estão a disputar a série B.

Já na série “A” as coisas estão mais difíceis para a AD Ninense que se encontra na terceira posição da tabela classificativa e já com uma distância significativa em relação aos dois primeiros. A boa noticia, e uma das grandes novidades desta temporada, é que nenhuma equipa a disputar os campeonatos desce de divisão. Com isto é certo que na próxima temporada os campeonatos irão sofrer algumas alterações.

Nos próximos fins de semana, na série B, o GD de Joane tem dois jogos em casa e dois fora sendo que na próxima desloca-se ao terreno do Porto de Ave, uma equipa que se encontra no fundo da tabela classificativa, apenas com um ponto somado até esta altura. Na nona jornada o Joane recebe nos Barreiros a formação do Vieira, que ocupa a terceira posição, com 11 pontos. Na 10ª jornada a equipa joanense desloca-se ao terreno do Sandinenses que está na sétima posição, com apenas oito pontos e na última jornada, a 11ª do campeonato, o Joane recebe o Arões equipa que está na oitava posição com oito pontos.

No que diz respeito ao Ribeirão FC, na jornada oito vai jogar ao terreno do Ronfe, equipa que está no último lugar, sem qualquer ponto conquistado, mas que só tem disputados três jogos. Na jornada nove a equipa de Ribeirão recebe o Santa Eulália de Vizela, que neste momento está na sexta posição com 10 pontos. Na jornada dez o Ribeirão desloca-se ao terreno do Clube Caçadores das Taipas, que está na quarta posição, com 10 pontos. Na última jornada a formação da vila de Ribeirão recebe no Passal a equipa do Porto de Ave, que soma apenas um ponto.

Já quanto à serie A, onde está a formação da AD Ninense, as coisas estão mais complicadas para que a equipa famalicense chegue aos lugares cimeiros da tabela classificativa. Isto porque, mesmo ocupando a quarta posição com 11 pontos, está a sete do primeiro classificado, que é o São Paio de Arcos. Na próxima jornada o Ninense recebe, no seu complexo, a formação do Forjães, equipa que se encontra na terceira posição com mais dois pontos que o Ninense, e tem menos um jogo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES