Desporto
AD Ninense de regresso ao Pró-Nacional: “Vamos tentar ser campeões”
A Associação Desportiva Ninense está oficialmente de volta ao Pró-Nacional. O clube de Vila Nova de Famalicão garantiu a subida de escalão a duas jornadas do fim do campeonato, devolvendo o emblema a um patamar competitivo que bem conhece. Depois de uma temporada de enorme superação, o ambiente em Nine é de festa, mas o foco já está direcionado para o próximo objetivo: a conquista do título de campeão, que pode ser selada já este domingo frente ao Forjães.
A caminhada do Ninense não foi isenta de obstáculos. O treinador, Tiago Pinto, que apesar da juventude soma já duas subidas de divisão no currículo, revelou que a estratégia inicial de construir um plantel reduzido para melhor gerir o grupo acabou por ser testada ao limite devido a uma vaga de lesões e castigos.
“Fomos tendo sempre que ajustar aquilo que era o nosso plano de jogo, a nossa equipa propriamente dita, mas estamos muito contentes que o desfecho foi realmente aquele objetivo primário a que nos propusemos”, afirmou o técnico, destacando o papel crucial dos adeptos nesta retoma. “Pedíamos sempre o nosso 12.º jogador e eles apareceram. Na dificuldade, foram eles que nos deram essa força extra.”
Com os olhos postos no futuro, Tiago Pinto avisa que o Pró-Nacional exigirá uma abordagem diferente: “O plantel se calhar não poderá ser tão curto quanto isso (…) porque a Pró-Nacional exige realmente um plantel muito competitivo e mais longo.”
Liderança no Feminino Assegura Continuidade
Na cadeira da presidência está Marta Faria, que cumpre o seu primeiro mandato completo na liderança dos destinos do Ninense. A presidente não escondeu a satisfação pelo sucesso imediato, recordando os receios iniciais que superou com determinação. “Tive muitos receios quando aceitei assumir a presidência. Mas depois também pensei: ‘Bem, se os homens conseguem, porque não uma mulher não há de conseguir?’. E pronto, estamos felizes com a subida”, partilhou.
Marta Faria aproveitou ainda para clarificar o futuro do comando técnico, deixando uma garantia aos adeptos: “Sim, [o treinador] é para manter. Só se ele decidir não ficar.” A presidente assumiu também o compromisso de reforçar a equipa na próxima época, mantendo a aposta na prata da casa: “Todos os anos temos aproveitado jogadores da formação e penso que este ano vamos continuar a fazer o mesmo.”
A voz da experiência e do balneário cabe ao capitão Rui Torres. Satisfeito pela meta alcançada, o jogador fez questão de sublinhar o espírito de união do grupo e o apoio fundamental da equipa de juniores para colmatar as ausências ao longo do ano. Contudo, Torres deixa um aviso claro para que não se repitam os fantasmas da última época, que culminou com a descida de divisão.
“O ano passado tivemos a infelicidade de não conseguir o objetivo de ficar no Pró-Nacional. Espero que toda a gente, toda a estrutura, no fundo tenha aprendido com os erros que foram cometidos, que nos possamos preparar da melhor forma para manter o clube nessa divisão”, alertou o capitão.
O título à distância de um ponto
Com a promoção devidamente assegurada e guardada no bolso, as agulhas do Ninense estão agora totalmente viradas para o troféu de campeão. A consagração pode acontecer já este fim de semana. A equipa de Vila Nova de Famalicão garante matematicamente o primeiro lugar do campeonato se conseguir vencer ou empatar na receção ao Forjães.
O foco é total e, como resume o capitão Rui Torres: “Agora, na posição em que estamos, não podemos esconder, vamos tentar ser campeões. É para isso que estamos focados.”
-
Famalicão1 semana atrásFalhas estruturais no Mercado Municipal de Famalicão motivam queixas de comerciantes
-
Famalicão3 dias atrásEntre o caos no trânsito e a festa: A polémica interdição da Avenida José Manuel Marques
-
Famalicão1 semana atrásDegradação da ponte pedonal da Avenida 9 de Julho exige manutenção
-
Famalicão7 dias atrásÍcones da história municipal: PS propõe eternizar Agostinho Fernandes e Armindo Costa nos grandes símbolos de Famalicão

