Siga-nos nas redes

Desporto

Rali de Famalicão sai para a estrada este sábado e passa por 17 freguesias

Publicado

em

Está tudo a postos para o Rali de Famalicão 2024. A maior prova de desporto motorizado que acontece no concelho realiza-se este sábado e será pontuável para os campeonatos Start Norte de Ralis 2024 e 2RM Norte de Ralis 2024. A prova será composta por nove classificativas, com passagem por 17 freguesias do concelho, quer seja em troço ou em ligação. 

No dia da apresentação da prova Sérgio Aguiar, do Team Baia, associação que organiza o rali, assumiu que “o objetivo é passar por várias freguesias para que a prova chegue a todos”.  Este ano a organização decidiu dar um nome a cada classificativa que tivesse alguma coisa a ver com a história e a cultura do concelho de forma a promover a terra. Assim, as classificativas foram chamadas de “Rio Pele”, “Caminhos de Santiago”, “Rota das Minas” e “Rota dos Moinhos”.

Num total de cerca de 67 quilómetros para percorrer, os pilotos enfrentam um grau de exigência alto, tendo em conta que a prova de Famalicão exige técnica e muita concentração. Existem zonas de velocidade e zonas mais de perícia, o que faz as “delícias” dos amantes deste desporto que esperam ver na estrada pilotos com experiência e que saibam dar um bom espectáculo. 

Entretanto, com as inscrições fechadas, o número de inscritos chegou aos 81, que satisfaz a organização, dado que atingiu o limite.

Na apresentação da prova, a 26 de abril, o vereador do Desporto na Câmara Municipal, esteve presente e salientou o facto de Famalicão ser um dos concelhos com mais licenças emitidas pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). “Somos um concelho amante do desporto automóvel e, por isso, é com enorme satisfação que mais uma vez temos esta prova no nosso concelho”, referiu Pedro Oliveira.

O ponto de partida e o local da entrega de prémios é o parque junto ao Citeve e ao Parque da Devesa.

AS ETAPAS

PEC 1 – Rio Pele

A PEC 1, que tem o seu início em Landim, passa por Ruivães e Castelões e termina em Mogege, foi nomeada de Rio Pele porque o mesmo servia de passagem para vários populares chegarem aos seus trabalhos, durante o Séc. XX.

PEC 2/4 – Caminhos de Santiago

A PEC 2/4, que tem o seu início em Vale S. Martinho, passa por Santiago da Cruz, Vale de São Cosme e termina em Sezures, foi nomeada de Caminhos de Santigo por ser um dos caminhos utilizado pelos peregrinos para chegar a Santiago de Compostela.

PEC 3/5 – Caminhos de Santiago

PEC 3/5, que tem o seu início em Arnoso Santa Eulália, passa por Nine, Lemenhe, Louro, Mouquim e volta novamente ao Louro, onde tem o seu término, foi nomeada de Vale D’Este por ser uma rota que acompanha os campos de cultivo e os vales dos Rios Este e Guisande.

PEC 6/8 – Rota das Minas

A PEC 6/8, que tem o seu início em Outiz, passa por Vilarinho das Cambas e termina em Fradelos, foi nomeada de Rota das Minas por ser uma rota repleta de minas desde a II Guerra Mundial.

PEC 7/9 – Rota dos Moinhos

A PEC 7/9, que decorre em Esmeriz, foi nomeada de Rota dos Moinhos por encontrar inserido o Moinho de São Marçal numa extensão alargada de moinhos junto da margem do Rio Pelhe.

FAMA RADIO E TELEVISÃO FAZ EMEISSÃO ESPECIAL

Como tem acontecido desde a primeira prova, a Fama Rádio e Televisão vai levar até si todas as emoções do rali de Famalicão.

O percurso, que passa por 17 freguesias do concelho, vai ser acompanhado pela Fama Rádio e Televisão, que terá no terreno uma vasta equipa para garantir o melhor acompanhamento do evento. 

O objetivo é claro: levar até às pessoas todas as incidências desta prova que já conquistou os famalicenses e todos os amantes da modalidade e que conta, nesta edição, com uma lista de 81 inscritos.

Desde o primeiro roncar dos carros, até à entrega dos prémios, a Fama estará, literalmente, em todo o lado. Para além das reportagens constantes, as duas passagens da última PEC (Rota dos Moinhos) serão transmitidas em direto pela Fama Rádio e Televisão.

Para além das plataformas habituais, nomeadamente o site famaradio.tv, pode assistir ao rali de Famalicão sentado confortavelmente no seu sofá. Basta instalar, na sua Smart TV, a aplicação da Fama Rádio e Televisão e ver em grande plano e com toda a qualidade, as incidências da prova.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

Parceiros

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Mais vistos