Connect with us

Desporto

Xadrez: Mariana Silva convocada para a Seleção Feminina

Published

on

A atleta Mariana Silva, do Clube de Xadrez da Associação Académica Didáxis (A2D), foi selecionada para participar na 44.ª edição das Olimpíadas de Xadrez.

Esta é a terceira chamada consecutiva da xadrezista para integrar a Seleção Nacional (2016, 2018 e 2022) no regresso presencial à mais importante competição internacional de xadrez coletivo.

A convocatória dos jogadores portugueses para as Olimpíadas de Xadrez foi realizada no passado dia 17 de maio, na sede da Federação Portuguesa de Xadrez, pelo selecionador nacional António Pereira dos Santos.

Esta prova reunirá os melhores jogadores de xadrez do Mundo e realiza-se entre os dias 28 de julho e 9 de agosto de 2022, em Chennai, na Índia. Será a primeira vez que a Índia recebe uma Olimpíada de Xadrez e o maior evento de xadrez deste país desde o Campeonato Mundial de Xadrez Individual 2013, entre o GM indiano Viswanathan Anand e o GM norueguês Magnus Carlsen.

A Federação Internacional de Xadrez (FIDE) é membro do Comité Olímpico Internacional (COI), mas “o jogo das 64 casas” ainda não participou como uma das modalidades nos Jogos Olímpicos, possuindo a sua própria Olimpíada Mundial de Xadrez, que ocorre a cada dois anos, com a participação de seleções provenientes de todos os países do mundo.

São esperados mais de 3000 jogadores de 160 países e Portugal estará representado pelas Seleções Nacionais Absoluta e Feminina, que são constituídas por cinco jogadores e cinco jogadoras, respetivamente.

A jovem atleta Mariana Silva detém o título “Woman Candidate Master – WCM”, desde a época 2015/2016. Com o potencial que tem revelado e progresso assinalável no seu percurso xadrezístico, ambiciona atingir o título de “Woman FIDE Master – WFM” nesta competição.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

Parceiros

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Mais vistos