Siga-nos nas redes

Desporto

Meia Maratona de Famalicão quer chegar aos 2.500 participantes este domingo

Publicado

em

No próximo domingo, 15 de outubro, sai para a estrada a 9.ª edição da Meia-Maratona de Famalicão. A prova tem já mais de 2.000 atletas inscritos, de 14 nacionalidades. na corrida principal de 21 quilómetros e na corrida e caminhada de 10 quilómetros.

A expectativa da organização é chegar aos 2.500 participantes, como foi avançado na apresentação pública do evento, que decorreu na passada segunda-feira, nos Paços do Concelho, com a presença do diretor da RunPorto, entidade parceira da autarquia na organização da prova, do vereador do Desporto na Câmara Municipal e da madrinha da prova, a atleta famalicense Vanessa Carvalho.

A Meia Maratona de Famalicão arranca pelas 9h30, da Avenida do Brasil, e vai percorrer as principais artérias da cidade, seguindo depois pelas estradas nacionais 206 (Famalicão-Guimarães) e 309 (Vale S.Martinho-Braga) até Vale S.Cosme, regressando em sentido inverso até à meta no parque de estacionamento do Citeve, junto ao Parque da Devesa.

Jorge Teixeira, diretor geral da Runporto, disse ter “grandes expetativas para esta edição, que pode ter resultados desportivos surpreendentes”, destacando, desde já, o aumento da participação nos escalões jovens.

“É uma mudança que vimos a registar, sobretudo desde a pandemia de Covid 19. Antes de 2020, mais de 50% do pelotão era acima dos 40-45 anos, os chamados seniores e veteranos. Atualmente, os atletas mais jovens são o grosso do pelotão”, referiu o responsável, considerando que “isso significa que o futuro do atletismo está assegurado”.

Já o vereador do Desporto, Pedro Oliveira, vê nesta prova “mais um sinal da importância que o atletismo tem no concelho, pelo elevado número de associações e coletividades que se dedicam à modalidade, pelo número de atletas envolvidos e pelo número de provas realizadas”.

Este ano, a madrinha da prova é a famalicense Vanessa Carvalho, que aceitou o convite com “honra e enorme orgulho”. “Apesar de não poder competir nos 21km nesta fase da minha preparação, vou estar a apoiar todos os que vão participar e dessa forma retribuir o imenso carinho que recebo dos famalicenses, que tantas vezes me acompanham no treino e me incentivam nas provas”, acrescentou.

Vanessa Carvalho, vencedora da Maratona do Porto em 2022 e atleta muito acarinhada pelos famalicenses. 

Entre os inscritos para esta edição da Meia Maratona, o atleta mais velho no setor masculino tem 72 anos e no setor feminino 64 anos.

Recorde-se que em 2022, Dulce Félix e Hélio Gomes foram os vencedores da corrida de 21km e Jéssica Pontes e Hugo Santos os mais rápidos na prova de 10km.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos