Desporto
Clube de Xadrez A2D campeão nacional da II divisão
A equipa A do CX A2D sagrou-se campeã nacional da II Divisão de xadrez e garante, assim, um lugar na elite nacional da modalidade. As duas últimas sessões do 62.º Campeonato Nacional por Equipas da II Divisão e III Divisão decorreram no passado fim de semana.
O jovem clube famalicense Clube de Xadrez A2D fez-se representar por duas equipas em cada uma das competições xadrezísticas coletivas e ambicionava conquistar o 1º lugar na II Divisão Nacional – Série A e assegurar o direito desportivo de participação, na próxima época 2020/2021, na I Divisão Nacional de Xadrez.
Depois de sete jornadas e mais de 750 jogadores em ação, ficaram-se a conhecer as subidas e descidas de cada uma das séries da II e III Divisão, competições a quatro tabuleiros em que se viveram emoções fortes do primeiro ao último lance de cada tabuleiro de xadrez. O CX A2D viu as três equipas, A, B e C, alcançarem os objetivos que se propuseram no início da época 2019/2020.
A Equipa C já tinha renovado o título Distrital por equipas (bicampeões), no mês de fevereiro, a Equipa B assegurou a manutenção III Divisão-Série A e a formação A sagrou-se campeã nacional da II Divisão – Série A, depois ter conquistado no passado mês de março o eneacampeonato da Taça AXDB.
A equipa A representou-se pelos atletas MN Ivo Dias (0,5 pontos em 1 jogo), Luís Romano (3 pontos em 5 jogos), Carlos Novais (3 pontos em 3 jogos), João Romano (5 pontos em 6 jogos), José Santos (1 ponto em 1 jogo), Bruno Ribeiro (2 pontos em 4 jogos), WCM Mariana Silva (4 pontos em 5 jogos), Rui Pedro Gomes (0 pontos em 2 jogos) e Pedro Ferreira (1 ponto em 1 jogo).
Já a equipa B fez-se representar pelos atletas Emanuel Fernandes (0,5 pontos em 4 jogos), Marco Pereira (0,5 ponto em 3 jogos), Eduardo Viana (0,5 ponto em 2 jogos), Vítor Carvalho (1 ponto em 2 jogos), Simão Barroso (1 ponto em 2 jogos), Henrique Guimarães (2 pontos em 5 jogos), José João Pinto (3 pontos em 5 jogos) e João Pedro Afonso (0,5 pontos em 1 jogo).
Contando com dezassete anos de existência, este é mais um feito alcançada pelo jovem clube famalicense, constituindo mais uma conquista inédita para o CX A2D que marcará presença na elite do Xadrez Nacional (2014, 2015, 2016, 2018 e 2021), com três subidas da II Divisão para a I Divisão Nacional: 2013, 2017 e 2020.
- Famalicãohá 4 dias
Centro da cidade recebe Mercado Desportivo este fim de semana
- Desportohá 4 dias
AD Ninense: “Queremos praticar um futebol mais competitivo”
- Desportohá 4 dias
AD Ninense: “Queremos uma equipa competitiva”
- Desportohá 3 dias
Câmara de Famalicão adjudica construção da pista de atletismo por 6,2 milhões de euros