Siga-nos nas redes

Desporto

Pista requalificada pela REN recebe 6ª Corrida de Pedome e Oliveira Santa Maria

Publicado

em

Realiza-se amanhã, sábado, a partir das 14h30, a 6ª Corrida e Caminhada Solidária Pedome e Oliveira Santa Maria, com partida e chegada na pista de atletismo junto à subestação de Riba d’Ave da REN, concelho de Famalicão.

Com organização do Grupo Recreativo Amigos de Calça Ferros (GRACAFE), esta ação tem como objetivo fomentar a prática desportiva e está dividida em três momentos:  provas para todos os escalões até aos 17 anos, provas para juniores, seniores e veteranos, e a caminhada solidária “Loving The Planet”.

O apoio ao evento é do Município de Famalicão e das Freguesias de Pedome e de Oliveira Santa Maria, assim como da ONG Loving The Planet.

Para Filipe Abreu, presidente do GRACAF, “o número de praticantes na região aumentou nos últimos anos, muito graças às obras feitas pela REN junto da subestação de Riba d’Ave. Com estas condições e apoio da REN, já podemos apostar em provas para os atletas de formação, assim como ter excelentes condições para as restantes provas. Com esta sexta edição iremos ainda apoiar os Bombeiros Voluntários de Riba d’Ave, já que parte das inscrições na caminhada irão reverter para aquela instituição”.

Para Margarida Ferreirinha, diretora de Sustentabilidade e Comunicação da REN, “é importante para a empresa ver como as suas infraestruturas podem ter um impacto positivo na região em que se inserem. As obras que foram realizadas em redor da subestação, permitem que aquele local seja um ponto de encontro e uma mais-valia efetiva para a região, contribuindo para o aumento do bem-estar de toda a comunidade”.

Sobre a pista de atletismo

Refira-se que.no âmbito da construção da subestação de Riba d’Ave, a REN construiu uma pista de atletismo em terrenos propriedade da empresa, na envolvente da subestação, para benefício e usufruto das populações locais, que não dispunham deste tipo de infraestrutura para a prática de desporto ao ar livre.

A procura por este espaço aumentou e a pista passou a ser visitada com muita regularidade pelas comunidades do concelho de Famalicão, municípios limítrofes e até alguns atletas federados e olímpicos, que ali faziam os seus treinos diários.

Em 2019, a REN, em parceria com a freguesia de Oliveira Santa Maria e o Município de Famalicão, decidiram proceder a obras de melhoria e beneficiação da pista (com a ajuda da atleta olímpica Sara Moreira), e à colocação de instalações sanitárias e equipamentos de fitness. Atualmente, a pista de atletismo é visitada por mais de 500 pessoas por semana, entre crianças, jovens, seniores e vários clubes de atletismo da região do Minho. É palco de algumas iniciativas desportivas, como a Corrida de Pedome – Oliveira Santa Maria, que junta cerca de 1000 atletas de vários escalões da modalidade de atletismo e caminhada.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES