Economia
Fisco lança nova aplicação para registo e verificação de faturas
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) criou uma nova aplicação oficial e-fatura através da qual os contribuintes podem proceder ao registo imediato de faturas através da leitura de código QR ou consultar as deduções acumuladas, foi hoje anunciado.
A nova aplicação oficial e-fatura, já disponível, segundo indica o Ministério das Finanças em comunicado, permite ainda aos contribuintes classificar as faturas emitidas com o seu número de identificação fiscal (NIF), ou seja, associá-las ao tipo de dedução a que correspondem em sede de IRS.
Recorde-se que o facto de algumas empresas terem registo de mais do que um CAE (Classificação Portuguesa de Atividades Económicas) associado faz com que tenha de ser o contribuinte a indicar, no e-fatura, o tipo de dedução a que esta corresponde, entre saúde, educação ou os setores que conferem um benefício de parte do IVA suportado em oficinas, veterinários, cabeleireiros ou restauração, por exemplo.
Através da nova aplicação, disponível para ‘download’ na ‘App stores’ para Android e iOS, os contribuintes podem também ficar a par do montante de benefícios acumulados com as faturas.
A nova aplicação surge quando começam a aproximar-se as datas para o cumprimento de alguns passos na preparação do processo de entrega da declaração anual do IRS.
Assim, até 15 de fevereiro, os contribuintes devem registar ou atualizar os dados sobre o agregado familiar, caso tenha surgido alguma mudança, e sobre a duração de contratos de arrendamento de longa duração.
Já a validação das faturas emitidas em 2020 tem de ser feita até 25 de fevereiro.
- Famalicãohá 6 dias
Jorge Paulo Oliveira leva criação das instâncias centrais no Tribunal de Famalicão ao Parlamento
- Famalicãohá 3 dias
Mercado Municipal de Famalicão volta a receber campanha de adoção de árvores
- Famalicãohá 6 dias
Igreja Cristã de Famalicão promove concerto de Natal na Casa das Artes
- Sociedadehá 3 dias
Câmara adia início das obras no Campo da Feira para janeiro e reduz taxas aos feirantes