Siga-nos nas redes

Economia

CeNTI quer tornar a Indústria mais digital, sustentável e competitiva

Publicado

em

O Centro de Tecnologia e Inovação (CeNTI), de Famalicão, está a desenvolver um projeto em Portugal que pretende tornar a Indústria mais digital, mais sustentável e mais competitiva, tendo por base tecnologias disruptivas e amigas do ambiente.

Em linha com o estabelecido no Pacto Ecológico Europeu, o projeto “Green4Industry” visa promover a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o setor empresarial, através de ações de demonstração, disseminação e valorização de tecnologias inovadoras, assentes em Nanotecnologia, Materiais Avançados e Sistemas Inteligentes, anunciou o Centro tecnológico

.A intenção é que as empresas percebam a importância e o impacto destas soluções tecnológicas e as passem a incorporar nos respetivos processos, produtos e serviços, tendencialmente mais tradicionais, potenciando a sua competitividade, sustentabilidade e digitalização.

Estas tecnologias inovadoras terão como foco as áreas da Energia, Transportes, Indústria, Investigação e Inovação e pretendem ir ao encontro do estabelecido no Pacto Ecológico Europeu, que visa garantir “a melhoria do bem-estar e a saúde dos cidadãos e das gerações futuras”.

No âmbito do “Green4Industry”, serão desenvolvidos protótipos, que se destinam a representar a integração das tecnologias disruptivas em diferentes produtos/substratos dos setores industriais tradicionais. Os protótipos a desenvolver serão apresentados e divulgados junto da Indústria e em diversos eventos, como feiras, exposições, nas instalações do CeNTI e num evento final do projeto.

Serão especificamente direcionadas para o tecido empresarial diversas iniciativas, como ações de sensibilização, informação e demonstração, sessões de trabalho com especialistas, palestras e workshops. Estão, ainda, incluídos a organização de um concurso para atribuir o prémio CeNTI Innovation, de reconhecimento de boas práticas em inovação relacionadas com as áreas contempladas no projeto, e o desenvolvimento de um portefólio com as ofertas tecnológicas do CeNTI.

Mobilizar a investigação, incentivar sinergias entre empresas e entidades científicas e tecnológicas, potenciar o desenvolvimento de produtos de valor acrescentado e promover a inovação disruptiva e sustentável, que permita alavancar a digitalização inteligente e a competitividade das empresas, são os principais objetivos do Green4Industry.

Iniciado em janeiro de 2022, o projeto termina em junho de 2023. Com um custo total elegível de mais de 370 mil euros, tem o apoio financeiro do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) em mais de 320 mil euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos