Economia
Famalicão bateu novo recorde de exportações em 2023
O concelho de Famalicão registou, em 2023, o maior volume de exportações de sempre, consolidando a sua posição como o mais exportador da região Norte e o terceiro mais exportador do país, logo a seguir a Lisboa e Palmela.
Os números do comércio internacional de Portugal em 2023 foram recentemente divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e, de acordo com os dados, Famalicão regista pela primeira vez um saldo da balança comercial superior a mil milhões de euros (1048), resultado da diferença entre as exportações (2782 milhões de euros) e as importações (1734 milhões de euros).
São valores que representam uma subida na ordem dos 4.2% face a 2022 – ano em que o concelho registou um volume de exportações de 2616 milhões de euros – e que contrariam o contexto nacional marcado pela descida das exportações.
Nota ainda para a diminuição das importações no concelho – em 2022, Famalicão registou 1789 milhões de euros – e para o facto de Famalicão continuar a ser o segundo concelho do país que mais contribui para o saldo da balança comercial nacional.
Para o presidente da Câmara Municipal são ““números que orgulham, que reforçam a posição do concelho enquanto motor de desenvolvimento do país e que dão ainda mais força ao título que ostentamos neste ano de 2024 de Região Empreendedora Europeia”.
“Somos um território fértil que cresce a cada ano que passa com a força das nossas gentes e dos nossos agentes económicos, mas que cresce também com as políticas de apoio à atividade empresarial e empreendedorismo promovidas pela autarquia”, considera Mário Passos.
- Culturahá 1 semana
Cineclube exibe “Terra Queimada” na Casa das Artes
- Famalicãohá 4 dias
Jorge Paulo Oliveira leva criação das instâncias centrais no Tribunal de Famalicão ao Parlamento
- Famalicãohá 19 horas
Mercado Municipal de Famalicão volta a receber campanha de adoção de árvores
- Famalicãohá 1 semana
PCP de Famalicão elege delegados ao congresso nacional do partido