Economia
Casaco que reluz, mochila que sinaliza mudança de direção: CeNTI desenvolve produtos para segurança dos ciclistas

Um casaco que reluz, uma mochila que sinaliza mudança de direção e punhos de bicicleta que alertam para riscos são inovações que estão a ser desenvolvidas no CeNTI, em Famalicão, e que visam aumentar a segurança dos ciclistas
Em comunicado, o centro tecnológico de Famalicão afirma que “a inovação tecnológica chegou ao setor das duas rodas em Portugal e a promessa é simples: criar soluções inteligentes, com conhecimento e tecnologia exclusivamente nacionais, que impulsionem este segmento e garantam, simultaneamente, maior segurança aos seus utilizadores”.
Com estes objetivos em mente, estão a chegar um casaco com iluminação, que incorpora fitas refletoras e fios eletroluminescentes; uma mochila que sinaliza mudança de direção ou travagem brusca e punhos de bicicleta/trotinete ergonómicos que, quando interligados com a mochila, vibram e alertam os utilizadores para a aproximação de outros veículos. Parte destas novidades, integradas na Agenda Mobilizadora de Inovação Empresarial do Setor das Duas Rodas (AM2R), está a nascer no CeNTI.

Associada ao casaco, punhos e mochila, os investigadores criaram, também, uma aplicação móvel capaz de comunicar e reforçar os avisos gerados pelos diferentes produtos. Os respetivos protótipos encontram-se em fase de otimização, estando previstos, para breve, testes em ambiente real, adianta o CeNTIl.
Os investigadores estão, também, a desenvolver novos sistemas de iluminação que vão informar os utilizadores de duas rodas de diversos acontecimentos na via, nomeadamente obras, acidentes, vias fechadas, intempéries, o fluxo existente e ainda a direção e velocidade dos ciclistas/trotinetes. Diminuir o risco de colisão e aumentar a segurança dos utilizadores são os principais objetivos.
Uma das principais inovações tecnológicas em desenvolvimento pelo CeNTI, em parceria com EDMtech, empresa de desenvolvimento tecnológico, passa pela criação de um sistema de carregamento de baterias por indução, pensado para instalação em postos de carregamento de bicicletas elétricas. Esta solução tem como objetivo proporcionar uma experiência de utilização mais simples e eficaz, sendo que, no futuro, poderá ser aplicada tanto em contexto doméstico, como em infraestruturas públicas.

- Famalicãohá 2 dias
Padre Francisco vai para Roma com “o coração apertado, mas aberto”
- Famalicãohá 1 semana
Autárquicas: Eduardo Oliveira apresenta projeto “Espaço+Inclusivo”
- Famalicãohá 2 dias
Autárquicas: Coligação PSD/CDS apresenta candidatos e projetos em várias freguesias
- Famalicãohá 1 semana
Autárquicas: CDU debate emprego, formação e condições laborais em reunião com o IEFP