Siga-nos nas redes

Economia

Casa da Artes recebe exposição sobre os 50 anos da Leica em Famalicão

Publicado

em

É inaugurada, no próximo dia 5 de setembro, na Casa das Artes de Famalicão a exposição “De Famalicão Para o Mundo: 50 Anos da Leica em Portugal”.

Trata-se de uma mostra fotográfica que celebra 50 anos da Leica em Portugal, “que promete cativar entusiastas da arte e da fotografia, ao transportá-los numa viagem através do tempo, da tecnologia e de momentos atemporais eternizados em fotografia”, refere a empresa, em nota à imprensa.

Sob a curadoria de Karin Rehn-Kaufmann, diretora de Arte e diretora Internacional das 26 Galerias Leica, e com apoio da Câmara Municipal de Famalicão, a exposição pretende ainda “celebrar o sucesso, a diversidade e a comunidade que liga Wetzlar e Famalicão desde 1973”.

Com recurso a fotografias de arquivo, a série “5 Décadas” demonstra o compromisso e a evolução desta unidade de produção da Leica, nascida em Famalicão, que iniciou o seu percurso em 1973 com pouco mais de 10 colaboradores.

A série “Um dia”, de Gonçalo Fonseca, fotógrafo documental e curador baseado em Lisboa, especializado em projetos íntimos e de longa duração, apresenta as rotinas da fábrica, cinco décadas após o seu começo.

Também primeira vez em Portugal, estarão em exposição um conjunto de 12 fotografias icónicas de nomes como Ralph Gibson, Steve Mcurry, Joel Meyerowitz, Thomas Hoepker ou Barbara Klemm, vencedores do prémio Leica Hall of Fame, um prémio que celebra a carreira de fotógrafos que contribuíram para o desenvolvimento da marca e da arte fotográfica.

Já mo primeiro andar da Casa das Artes, estará patente “Os rostos de hoje”, da autoria do fotógrafo Michael Agel, série que retrata o rosto de cada um dos colaboradores atuais da Leica.

“É com grande satisfação e orgulho que damos início às celebrações dos 50 anos da Leica em Portugal com a exposição fotográfica que testemunha a nossa jornada de cinco décadas de dedicação pela excelência”, referePedro Oliveira, administrador da Leica Portugal.

“A exposição não celebra apenas a história da Leica em Portugal, é sobretudo uma homenagem aos nossos colaboradores, que têm sido a espinha dorsal da nossa jornada. O seu compromisso com a excelência e a sua paixão pelo trabalho que realizam são o que torna a Leica em Portugal uma referência no mundo da fotografia e da tecnologia”, acrescenta o responsável.

De entrada gratuita, a exposição “De Famalicão Para o Mundo: 50 Anos da Leica em Portugal” estará patente até dia 12 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos