Economia
Citeve leva inovação e sustentabilidade a mais uma edição do Modtissimo
O Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e do Vestuário (Citeve), com sede em Famalicão, volta a marcar presença em mais uma edição do Modtìssimo, o único salão internacional da fileira têxtil português, que se realiza esta quinta e sexta-feira, dias 12 e 13 de setembro, na Exponor, em Matosinhos.
O Citeve leva ao certame o espaço ““iTechStyle Green Circle”, que este este ano “vai contar com novidades muito interessantes, não só do ponto de vista dos materiais, mas sobretudo dos acabamentos e processos escolhidos para produzir os coordenados”, refere Cristina Castro, relações públicas do Citeve, acrescentando que “foram usados corantes mais naturais e também processos de tingimento com menos água e energia, para além da aplicação do eco design a pensar no fim de vida das peças”.
O espaço dedicado à inovação – “iTechStyle Showcase” – será outra das atrações do Modtissimo.Dele saem todas as edições finalistas para os prémios iTechStyle Awards nas categorias de Tecidos, Acessórios e Produtos.
“Também nesta montra notamos um foco das empresas na sustentabilidade”, refere Cristina Castro, dando ainda palco aos têxteis-lar, “que não são habitualmente expositores do Modtissimo, mas começam a ver nesta iniciativa uma oportunidade para se mostrarem”.
O espaço do Citeve servirá ainda para divulgar projetos que o centro tecnológico de Famalicão está a desenvolver com empresas e grupos parceiros, em áreas como a bioeconomia, a digitalização, a gestão inteligente da àgua e a descarbonização na Indústria Têxtil e do Vestuário.
Com curadoria de Teresa Pereira, da unidade de moda e design do Citeve, o Fórum de Tendência promete ser outro espaço chave para os visitantes ficarem a conhecer os expositores. “Com o grande tema Mineral/Vegetal, este espaço reúne amostras de todas as empresas expositoras. Mais uma vez, a sustentabilidade é o fio condutor”, adianta Cristina castro
Refira-se que o Modtissimo realiza-se duas vezes por ano – em fevereiro e em setembro – e reúne toda a fileira têxtil portuguesa, desde produtores de fio a confecionadores de vestuário, servindo de montra para um dos maiores clusters têxteis de toda a Europa. Pelos seus corredores passam anualmente milhares de visitantes, com destaque para os compradores internacionais.
- Culturahá 7 dias
Cheque- Cultura proporciona espetáculos gratuitos aos alunos famalicenses
- Sociedadehá 6 dias
Ministro Pedro Duarte levanta o véu sobre plano de apoio à imprensa regional
- Famalicãohá 6 dias
Câmara de Famalicão vai criar espaço de convívio para seniores no antigo posto de turismo
- Famalicãohá 6 dias
CDU de Famalicão diz que revisão do PDM coloca em risco a cidade desportiva